Quanto Custa Para Abrir Uma Empresa Digital?

quanto custa para abrir uma empresa digital

Se você acompanha o conteúdo da Ignição Digital há algum tempo, é possível que já tenha em mente qual tipo de empresa você deseja abrir. Você já deve ter avaliado qual é o melhor tipo de negócio para o seu perfil , se é mais vantajoso abrir uma franquia ou um negócio do zero , e até ter começado a criar o seu plano de negócios . Mas algo sobre o que ainda não conversamos é justamente a estrutura de custos necessária para a realização do seu sonho de empreendedorismo. Saber quanto custa para abrir uma empresa digital é muito importante para tirar o seu negócio do papel.

Primeiramente é preciso separar quais são as categorias de custos que envolvem a abertura de uma empresa e verificar quanto dinheiro será necessário para cada área.

Custos estruturais

Os custos estruturais são aqueles necessários para o funcionamento da empresa, como o local de funcionamento, os equipamentos necessários, como computadores e mobiliário, reformas necessárias no ambiente em que a empresa ficará instalada etc. Normalmente estes custos representam uma grande parcela do investimento inicial de qualquer negócio.

CLIQUE e baixe o ebook!

Empresas digitais possuem custos estruturais relativamente mais baixos do que negócios tradicionais, principalmente no estágio inicial do negócio, já que não precisam, necessariamente, de um espaço físico dedicado exclusivamente a elas para existir e podem ser alocadas na casa do empreendedor, em uma pequena sala comercial ou ainda em um espaço de coworking.  

Custos burocráticos

Abrir o seu próprio negócio também implica em despesas com a formalização da sua empresa. Emissão de CNPJ, registro de marcas , pagamento de impostos e taxas são custos que deverão ser previstos no seu plano de negócios e nos gastos iniciais da empresa. É importante que você observe a legislação do seu estado, pois tanto a quantidade quanto as alíquotas de impostos variam de maneira drástica de um lugar a outro.

Salários e Pró-labore

Esta provavelmente será a maior fonte de gastos do seu negócio digital, já que ao trabalhar com informação, a maior parcela do seu capital será gasta com pessoas. Muitos empreendedores erram ao deixar o cálculo de seus próprios salários de fora, contando somente com as retiradas de lucro da empresa como remuneração. Este erro pode ser fatal para o sucesso da empresa, pois a falta de remuneração dos sócios pode ser um fator de desmotivação para continuar o negócio e, na presença de lucro, retiradas descontroladas podem comprometer o equilíbrio das finanças.

Capital de giro

Este custo é negligenciado por muitos empreendedores, o que representa um sério risco para a sobrevivência do negócio. O capital de giro é a quantidade de dinheiro necessário em uma empresa para cobrir as despesas durante os gaps que existem no período entre a venda e o recebimento do valor pago pelo cliente.

Vamos supor que você tenha um negócio digital que comercializa infoprodutos e recebe os pagamentos por meio de cartão de crédito. Existe um intervalo de tempo entre o dia em que o cliente paga pelo seu produto e a data em que a operadora de cartões repassa o valor para o seu negócio. É preciso que você tenha em caixa dinheiro suficiente para cobrir as despesas que acontecem durante este período. O mesmo acontece para o período entre o início das atividades da empresa até o recebimento do pagamento da primeira venda, ou entre uma venda e outra.

O cálculo do capital de giro deve ser muito preciso, pois é justamente a falta de dinheiro em caixa para as despesas fixas que pode colocar as contas da sua empresa em maus lençóis, fazendo com que seja necessário recorrer a empréstimos ou outras formas de financiamento que podem complicar a situação financeira do seu negócio.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Você quer  saber mais sobre gestão de negócios, empreendedorismo digital e marketing? Assine a nossa newsletter.

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “Quanto Custa Para Abrir Uma Empresa Digital?”

  1. Ola tudo bem? Boa noite estou procurando muito uma ajuda para ter suporte ou acessoramento para criar meu negocio tenho a ideia so não sei como nem por onde começar, quero abrir uma conta digital parecida com conta super ou uol não sei vocês ja conhecen e queria ter um planejamento para saber o que fazer e quanto vou precisar investir espero que possam mser ajudar.
    Obs: o negocio a criar seria para fora do Brasil agradeço muito pelo tempo e fico no aguardo do seu retorno grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *