Quando Pequenas Franquias Podem Se Tornar Grandes Investimentos

como saber se as pequenas franquias são bons investimentos

Escolher a microfranquia certa para você pode ser um desafio. Com modelos de negócios menores, as pequenas franquias podem apresentar certos riscos para os franqueados, mas ainda assim é possível encontrar bons negócios.

Saber identificar qual é a melhor microfranquia para o seu perfil requer uma boa disposição para análises e faro para investigações. Você deve investigar os setores de mercado que oferecem pequenas franquias de qualidade, se as empresas franqueadoras possuem uma boa rede de suporte para o franqueado, se as franquias que já existem possuem lucro, entre outros aspectos que envolvem estas empresas.

Como saber se as pequenas franquias são adequadas para o meu perfil?

Antes de optar pela microfranquia e investigar as suas possibilidades de retorno, é preciso verificar se este modelo de negócio realmente é adequado para você e para os seus objetivos de vida. Para isso você deve pensar nos seguintes aspectos:

  • O que eu gostaria de fazer no dia a dia?
  • Eu me identifico com a missão e os valores desta empresa?
  • Eu me sinto confortável com as demandas que precisam ser atendidas com este negócio?
  • A estrutura deste negócio se encaixa na minha rotina familiar?
  • Quero me comprometer por todo o tempo do contrato de franquia?

Avaliando se a microfranquia é um bom negócio

Depois de definir se as opções de pequenas franquias existentes no mercado se encaixam no seu perfil, chega a hora de verificar se elas representam bons negócios, se tornando uma grande oportunidade de investimento a médio ou longo prazo. Para descobrir é preciso verificar minuciosamente algumas condições da franquia.

O plano de negócio já foi testado?

CLIQUE e baixe o ebook!

A lei brasileira não obriga que a empresa tenha um tempo mínimo de funcionamento antes de expandir o seu modelo de negócio na forma de franquia. Deste modo muitas empresas já começam como redes franqueadoras, sem ao menos ter uma unidade própria em funcionamento ou rentabilidade comprovada por cases de sucesso.

Boas redes de franquias possuem pelo menos uma unidade com lucratividade acima do ponto de equilíbrio do negócio, por isso é importante verificar junto aos outros franqueados se os resultados obtidos com aquele negócio são satisfatórios.

Quais são as tendências do mercado daquela franquia?

Outra forma de avaliar se uma pequena franquia tende a ser um bom negócio é observar a movimentação do mercado. As tendências são favoráveis? É possível fazer o negócio crescer? Por quanto tempo?

É necessário que o empreendedor tenha um cuidado especial com as franquias da moda. Negócios que possuem um boom muito grande no início raramente terão uma curva de lucratividade muito grande, por isso é necessário dosar: Será que a rentabilidade inicial, durante a moda, será suficiente para gerar uma boa margem de lucro pelo tempo limitado que este tipo de negócio estará em alta?

Qual é o suporte oferecido pela franqueadora?

A grande vantagem de abrir negócios em franquias é a transferência de know how das empresas franqueadoras para o franqueado. Empresas mais lucrativas oferecem um suporte maior para o franqueado. Treinamentos, consultorias e análises constantes do seu negócio são fundamentais para o sucesso da sua franquia.

Os números são coerentes?

Toda franquia é obrigada a fornecer dados de rentabilidade do negócio. Antes de entrar em uma rede você deve avaliar alguns números, tais como: Investimento inicial necessário, valor da taxa de franquia, valor dos royalties mensais de uso da marca, prazo de retorno do investimento, faturamento médio mensal, lucratividade média, etc.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Outro dado que a franqueadora é obrigada a fornecer é a lista com todos os franqueados ativos do último ano. Assim você pode verificar estes números também com quem já possui a franquia. Tenha uma conversa sincera com os outros franqueados e verifique também quais são as suas dificuldades e o grau de satisfação com o negócio.

Se você quer receber mais dicas sobre franquias e empreendedorismo, assine a nossa newsletter! Basta cadastrar o seu e-mail gratuitamente no campo destacado e aguardar para receber as novidades!

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *