Principais Vantagens e desvantagens da EIRELI para Empreendedores

Principais Vantagens e desvantagens da EIRELI para Empreendedores

Antes de saber quais são as vantagens e desvantagens da EIRELI, primeiro é preciso compreender o que é, exatamente, esse formato jurídico. Um formato jurídico nada mais é do que a base de regras e as formas de atuação que uma empresa pode ter. Existem quatro formatos jurídicos diferentes, ou seja, quatro tipos de empreendimentos: MEI, EI, EIRELI E LTDA. É preciso pesquisar e entender muito bem sobre cada um deles, pois se você resolver abrir sua empresa com o formato errado, pode acabar contribuindo com mais impostos do que deveria.

Agora que você já compreende o que é um formato jurídico é hora de saber quais são as vantagens e desvantagens da EIRELI, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Vantagens e desvantagens da EIRELI

CLIQUE e baixe o ebook!

Uma EIRELI é um formato jurídico caracterizado pela separação entre os bens pessoais da pessoa física que é dona e o próprio patrimônio da empresa. Vamos conferir agora as vantagens e desvantagens da EIRELI:

Vantagens

Uma das maiores vantagens da EIRELI é exatamente o que a caracteriza como um formato jurídico: a possibilidade de separar os bens da pessoa física e da empresa. Isso significa que caso haja prejuízo ou falência na companhia, apenas o patrimônio da empresa poderá ser utilizado para o pagamento de dívidas.

Além disso, ao contrário de formatos como o MEI, a EIRELI não conta com limite de faturamento. A empresa pode, inclusive, fazer parte do Simples Nacional, se desejar e não atingir o teto.

É possível realizar uma grande quantidade de atividades sendo uma empresa EIRELI. Ao contrário do que acontece com o MEI, são poucos os CNAEs impeditivos para a abertura de uma dessas. Porém, existem algumas exceções, como os escritórios de advocacia, que precisam contar com sócios para sua existência.

Desvantagens

Uma das grandes desvantagens do formato EIRELI é que para ser possível abrir uma empresa desse tipo é necessário um capital social de pelo menos 100 salários mínimos da legislação vigente.

Além disso, o dono da empresa fica impedido de abrir um novo empreendimento no mesmo formato jurídico. Ou seja, não pode-se ter mais de uma EIRELI ao mesmo tempo.

Gostou de saber quais são as vantagens e desvantagens da EIRELI? Para ler mais sobre formatos jurídicos e empreendimentos continue acompanhando a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *