O Que é SKU?

Saiba o que é SKU

Já parou para pensar no quanto você tem investido no estoque atual da sua empresa? Mesmo que seja pequeno, ele representa dinheiro e, portanto, merece uma grande porcentagem da sua atenção e planejamento, algo que pode facilmente ser conquistado por quem já sabe o que é SKU.

Sendo ou não este o seu caso, o convido para aprofundar seu conhecimento sobre o assunto e transformar, para melhor, a logística utilizada em seu negócio. Vamos lá?

Qual o significado do termo?

Antes de explicar sua função, preciso esclarecer o que é SKU, pois, na verdade, se trata de uma sigla inglesa que, assim como diversas outras, passou a ser usada frequentemente entre os empreendedores brasileiros.

Em inglês ela significa Stock Keeping Unit. Já na nossa língua, quer dizer Unidade de Manutenção de Estoque, que já esclarece um pouco o seu significado.

O que é SKU na prática?

Para facilitar a compreensão, sempre digo que o SKU é como um nome dado a produtos iguais. Na prática, ele é um número único de identificação, que é criado para cada item comercializado pela empresa.

Essa combinação numérica é gerada com base nas características dos produtos, com a marca, a cor, o material e o tamanho, podendo conter letras e números. Assim, se você vende uma calça jeans, uma de sarja e outra de veludo, terá três SKUs distintos. E se cada uma dessas calças tiverem cinco númerações, ao total você terá 15 SKUs, pois ele considera todas as diferenças.

Qual a função dessa identificação?

Agora que já sabe o que é SKU, posso mencionar a relevância dessa numeração para o setor de logística da sua empresa e, consequentemente, para o seu negócio como um todo.

Como já deve ter notado, a principal função do SKU é facilitar a organização, o controle do estoque e de tudo que é vendido. Mas ele também favorece a verificação das entregas e das trocas realizadas.

O que muda com o uso do SKU?

Com esse tipo de identificação é possível colocar ordem tanto no estoque quanto na logística dos seus produtos, diminuindo a entrega de itens errados e melhorando o trabalho dos funcionários de diversas equipes, desde os vendedores aos atendentes e entregadores.

Além disso, diferentemente do código de barras, o SKU agiliza consideravelmente a localização visual de produtos em grandes estoques, pois não é necessário descrevê-los, basta procurar o código, que pode ter seu lugar específico no local de armazenamento.

Por fim, devo frisar que essa gestão mais organizada que o SKU proporciona só favorece a imagem da empresa perante os consumidores, especialmente dos e-commerce.

Agora que sabe o que é SKU e entende a sua importância, assine a minha newsletter, ao final desta página, e receba sempre conteúdo importantes para a gestão e produtividade da sua empresa.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *