O Que é Sacada? Entenda Como Funciona a Chave da Ignição Digital

o-que-e-sacada

Falamos muito de sacadas por aqui, mas você sabe exatamente o que é sacada, como identificar as que são úteis para você e como aproveitá-las melhor?

Fórmula de Lançamento Ignição Digital

Como tudo começou

O que é sacada: começo

Você já teve alguma meta ou sonho que perseguiu desde criança? Meu sonho era estudar. Eu sempre tive em mente que precisava passar no vestibular (na melhor escola possível) e tentar o melhor emprego, em um lugar que pagasse muito dinheiro. Foi assim que eu fui parar em um banco de investimentos em Londres.

Lá, eu ganhava um bom salário – aproximadamente 40 mil reais por mês – e tinha um grande conforto financeiro. O problema é que eu não estava feliz; eu queria muito mais. Assim como todo ser humano, eu tinha necessidade de crescer. No entanto, aquele ambiente só me permitiria alcançar novos desafios se eu virasse o meu chefe e eu não queria a vida dele de jeito nenhum.

Foi aí que comecei a empreender. Na minha família, ninguém é empreendedor. Nós fomos educados para conseguir um bom emprego. Ainda assim, eu queria mais do que só um bom emprego.

E, claro, queria também uma grande ideia.

Um dia, eu tive essa ideia: o Proleilões. Depois de formar uma equipe e montar toda a estrutura, comecei a contar para os amigos. Alguns gostaram, outros não acreditaram e ainda houve quem dissesse uma frase proibida na minha empresa: “Isso não funciona no Brasil”.

Por sinal, uma dica que eu tenho pra você é: essa mentalidade é só uma desculpa para parar de procurar as melhores soluções.

CLIQUE e baixe o ebook!

Mas voltando à história, fiz tudo como manda o marketing tradicional, inclusive comprar cliques no Google Adwords. O produto era único e capaz de facilitar a vida de todo mundo, ou seja, tinha tudo para ser um sucesso.

Mas sabe quanto eu vendi? Quase nada.

Isso aconteceu porque eu não sabia vender. Como não era uma habilidade estimulada na minha família, resolvi fazer um curso nos Estados Unidos. Essa experiência mudou completamente o meu jeito de pensar.

O ponto de virada

O que é sacada: o ponto de virada

Quando eu voltei, abri o Proleilões de novo e em uma hora vendi 20 vezes mais do que havia vendido nos últimos seis meses.

O resultado me deixou tão feliz, que eu voltei aos Estados Unidos para participar de outro evento ao vivo. Lá, conheci um francês chamado Sebastian. Em termos de marketing digital, ele estava dois anos à minha frente.

O Sebastian não ganhava dinheiro vendendo o tempo dele e sim vendendo produto. Ele topou fazer uma consultoria para mim, mas duraria apenas duas horas e custaria 5 mil euros. Segundo ele, os motivos para cobrar esse preço eram dois:

  • Quando ele não cobrava nada, as pessoas achavam que era bom demais pra ser verdade e não faziam nada;
  • O valor funcionava como uma garantia para quem achava que as técnicas não iam funcionar no seu país ou com seu produto.

Na hora, ele pegou um guardanapo e escreveu uma campanha para mim. O resultado? O primeiro webinário vendeu 20 mil euros. Depois, ele me aconselhou a fazer outro vídeo falando exatamente a mesma coisa – e o resultado também foi surpreendente.

Toda essa história é para mostrar que o que o Sebastian me ensinou naquela época era uma sacada.

Definindo o que é sacada

O que é sacada: definição

Mas, afinal de contas, o que é sacada?

Podemos definir sacada como algo que causa um salto em performance e que pode ser repetido, ou seja, se você fizê-la novamente, terá novamente um salto em performance.

Por fim, a sacada é uma coisa que não depende de quem aplica.

Para explicar melhor, vamos pegar o exemplo do salto em altura. No começo, todos faziam um movimento chamado tesoura, passando primeiro a perna e depois o corpo. Foi então que o atleta Dick Fosbury inventou um salto chamado flop. Ele passava primeiro de costas, começando com a cabeça, e depois passava o resto do corpo.

Na década de 1960, ele chegou a ganhar uma medalha de ouro no México apenas porque aplicou essa sacada. E, dessa época em diante, ninguém mais voltou a saltar de “tesoura”.

Como aproveitar melhor as sacadas em 3 passos

o que é sacada: como aproveitar um sacada

Mas apenas saber o que é sacada não adianta. Para ter algum resultado, você precisa trabalhar. Precisa treinar sua mente para “captar” a sacada. Isso até pode parecer simples, mas não é.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Nosso cérebro é treinado para absorver energia e ignorar muitas coisas. Se ele absorvesse tudo, nós não iríamos aguentar. Então, a dica é regular o filtro do seu cérebro para que as sacadas sejam absorvidas.

Para uma sacada realmente funcionar, você precisa seguir 3 passos:

  1. Anotar a sacada quando encontrá-la;
  2. Aplicar a sacada;
  3. Dividir a sacada com alguém.

Lembre-se: sacada por sacada não faz diferença nenhuma. O grande segredo é saber como e quais aplicar.

Recapitulando

Neste artigo, você aprendeu:

  • O que é sacada
  • Como aproveitar melhor as sacadas

No meu curso, você vai aprender muitas outras dicas e metodologias que ajudaram a turbinar não só os meus negócios, mas o de muitas outras pessoas. Então, fique atento aqui no blog e também no canal Ignição Digital no Youtube, para saber quando se inscrever para a próxima edição da Fórmula de Lançamento.

Fórmula de Lançamento Erico Rocha

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

2 thoughts on “O Que é Sacada? Entenda Como Funciona a Chave da Ignição Digital”

  1. Maravilha, Érico! Estou sempre atrás de sacadas para os meus negócios. Já tive algumas para outras coisas que deram super certo, o importante é não desistir, às vezes as coisas não dão certo no início, mas com o tempo começam a acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *