O Que É Margem de Contribuição?

margem de contribuição

Costumo dizer que ser empreendedor é aprender todos os dias um novo termo e a margem de contribuição está entre os mais importantes. É assim que chamamos a quantia da venda do produto ou serviço que sobra após se retirar as somas dos gastos variáveis.

Trocando em miúdos, margem de contribuição se refere à parcela da receita obtida destinada aos custos e despesas da empresa, bem como ao repasse de lucros. Portanto, os valores reinvestidos e o pró-labore dependem do quanto sobra depois de arcar com as despesas das vendas, como é o caso de impostos e comissões de vendedores.

Para definir melhor: margem diz respeito à diferença entre valor da venda – preço da transação – e valores dos custos e das despesas dessas vendas. Já a contribuição relaciona o quanto o valor das despesas contribui para o pagamento das despesas fixas e do lucro.

Fórmula para calcular a Margem de Contribuição

CLIQUE e baixe o ebook!

Deu para perceber que entender mais sobre margem de contribuição é fundamental para garantir o bom funcionamento do seu negócio, sua sustentabilidade e crescimento, certo?

Pois bem, aposto que você deve estar se perguntando como calcular essa tal de Margem de Contribuição. Eu explico! Basta aplicar a seguinte fórmula:

MC = VV – (CV + DV)

Em que:
MC – Margem de Contribuição
VV – Valor das Vendas
CV – Custos Variáveis
DV – Despesas Variáveis

Esse cálculo pode ser feito de maneira unitária, ou seja, somente considerando um produto ou serviço, ou incluir toda a produção. Neste último caso, o processo é chamado de margem de contribuição total.

Para você entender na prática como deve ser realizado o cálculo, suponha que tenha um comércio de bolsas. Cada unidade é vendida por 50 reais e tem preço de custo de 20 reais, enquanto os impostos são de 10% e as comissões dos vendedores de 5%.

Se você vendeu no último mês 70 pares, concluímos que a receita de vendas foi de 3.500 reais (70 X 50) e o custo variável foi de 1400 reais (70 X 20). As despesas variáveis totalizaram 525 reais, já que incluem 350 reais dos impostos (10% sobre a receita de vendas) e as comissões de 175 reais (5% sobre o valor total obtido). Ao aplicar esses números na fórmula, obtemos uma margem de contribuição de 1.575.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Para saber se sua empresa está gerando lucros, os custos devem ser sempre inferiores à Margem de Contribuição, nesse caso, a 1.575 reais. A partir desse valor, você obtém os lucros, basta subtrair os custos fixos.

Espero ter ajudado. Quer mais dicas para tocar seu negócio e obter sucesso? Assine a nossa newsletter!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *