Mobile First — Entenda esse Conceito e Porque Ele é Importante!

Entenda o conceito e a importância do Mobile Fist

A previsão feita por muitos especialistas agora já é uma realidade, a utilização de dispositivos móveis para ter acesso à internet é muito maior que desktops e notebooks. Essa realidade pode ser bem explicada pelo barateamento dos smartphones proporcionando uma inclusão digital e, claro, pelo ritmo cotidiano acelerado que faz com que as pessoas tenham menos tempo disponível para acessar computadores convencionais.

Analisando essa tendência mundial podemos entender o conceito de Mobile First. Ou seja, em um mundo onde as pessoas estão consumindo informações pela pequena tela dos seus celulares, porque não pensar em um desenvolvimento web que atenda, primeiramente, essa nova demanda estabelecida?

Desafios do Mobile First

A nova realidade criada pelo conceito Mobile First trouxe muitas vantagens, desenvolvendo novas dinâmicas para os processos de comunicação que fazem mais sentido e vão contra toda a estrutura de web que estamos acostumados. Contudo, é necessário realizar uma adaptação para essa nova realidade de navegação.

Um site para dispositivos móveis precisar lidar com dificuldades como espaço reduzido da tela, uma conexão de internet com velocidade limitada, tecnologia touch screen dos dispositivos, além de pensar em como os usuários se comportam ao acessar conteúdos via mobile. Diante de diversos desafios, o conceito de Mobile First exige o desenvolvimento de sites responsivos e também traz vantagens. Confira algumas delas!

Melhor organização do conteúdo

A necessidade de adaptar os sites para a realidade mobile faz com que eles sejam mais compactos e livres de informações excessivas, primando por uma eficiente arquitetura de informação e proporcionando maior acessibilidade à página. Outro fato pensando é diminuir o tempo de carregamento.

Maiores possibilidades técnicas

Em sites adaptados para a realidade mobile é possível integrar recursos extras à página, ou seja, há possibilidade de interagir com o usuário utilizando aplicativos, como GPS, calendário, câmera e entre outras funcionalidades.

Adaptação à outros dispositivos

Atualmente os aparelhos de televisão também tem acesso à internet, as conhecidas SmartTVS já são muito utilizadas e também necessitam que os sites estejam adaptados. Ao desenvolver um site responsivo, fica mais fácil adaptar para diversos outros dispositivos utilizados para ter acesso à internet.

Entendeu porque alinhar sua forma de desenvolvimento web à tendência Mobile First é importante? Atualmente, desenvolver páginas adaptadas é uma necessidade! Para essas e outras novidades, continue acompanhando o blog Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *