Aprenda 5 métodos comprovados para aumentar suas conversões

banner-klicksite

Se você quer vender produtos ou serviços na internet, precisa aprender a produzir conteúdos persuasivos. E, para quem quer escrever conteúdos melhores, o que não falta é a ajuda de estudos sobre psicologia comportamental e neurociência.

Entretanto, para algumas pessoas, isso não é realmente vantagem. A maioria dos melhores produtores de conteúdo costumam ser muito ocupados e não podem investir tanto tempo lendo pesquisas e mais pesquisas à procura de uma dica útil.

Se você também não tem tempo a perder, não se preocupe: separamos para você 5 dicas retiradas de estudos nessas áreas. Você só precisa aplicá-las e deixar o seu conteúdo mais persuasivo.

Confira 5 métodos comprovados para aumentar suas conversões:

 

1. Faça o leitor sentir algo

sentir-algo

 

Imagine que alguém lhe manda chupar um limão. Você provavelmente se contorceu ou fez uma careta só de pensar nisso, não é?

Isso acontece graças aos neurônios espelho. Eles são ativados quando você vê algo acontecendo e, em seguida, transfere parte do sentimento ou sensação (se for realmente forte) para você.

São esses neurônios que nos ajudam a ter empatia pelos outros ou nos colocar no lugar de alguém, por exemplo.

Embora a maioria das pesquisas sobre esse efeito tenham como foco a observação literal, bons escritores sabem que emoções fortes também podem ser transmitidas através de palavras.

Voltando ao exemplo do limão: se você se contorceu ao pensar no gosto do limão, então já está experienciando esse efeito.

Quando você está tentando escrever um conteúdo convincente, precisa entender o que preocupa o seu futuro cliente. A dica é apelar para um sentimento que já existe, e não forçar o leitor a criar um.

Um exemplo: se você está vendendo um software que facilita a otimização de conteúdos, precisa focar naquela pessoa que está cansada e decepcionada com as regras do Google e só quer voltar a escrever.

Aplicar a dica dos neurônios espelho e transferir um sentimento para o público só funciona se você realmente souber o que o deixa inquieto.

 

2. Cuide dos detalhes pequenos

pequenos-detalhes

 

A Universidade Carnegie Mellon desenvolveu um estudo extremamente importante para produtores de conteúdo e especialistas em conversão.

Segundo esse estudo, o que faz toda a diferenla são os detalhes – principalmente quando se trata de conteúdos que convertam. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores testaram como mudar uma única frase poderia afetar as conversões.

Isso foi feito oferecendo um DVD gratuito com a amostra de um programa que os clientes poderiam adquirir. Duas frases foram testadas:

  1. uma taxa de 5 dólares
  2. uma pequena taxa de 5 dólares

Sabe qual das frases teve melhor resultado? Isso mesmo: a segunda. A taxa de inscrição foi mais de 20% maior.

A explicação é bem simples: a ênfase na palavra “pequena” fez com que fosse mais fácil convencer os clientes mais conservadores, que economizam mais.

Quer aplicar isso no seu conteúdo? Teste quais são os detalhes que funcionam melhor. Invista um bom tempo em medir, melhorar e “rastrear” o sucesso do seu trabalho. Foque nos detalhes e sempre observe como eles afetam sua conversão.

 

3. Não confie apenas nos adjetivos

adjetivos-verbos

 

Você já teve que escrever uma carta de intenção? Se você parar para pensar, esse tipo de texto não só pode ser considerado persuasivo, como se assemelha a um conteúdo de venda. Afinal, você está se “vendendo” para alguém que irá decidir se você será aceito ou não.

Segundo o diretor de admissões dos MBAs de Harvard, analisando essas cartas, ficou claro que os verbos funcionam muito melhor do que os adjetivos.

Isso acontece porque os verbos são específicos e mais difíceis de serem ignorados – principalmente nos contextos em que todos se caracterizam com os mesmos adjetivos comuns.

Quer ver como isso é verdade? Confira essas duas frases:

  1. Paulo é inteligente, empreendedor e criativo.
  2. Paulo criou um blog popular, fundou uma empresa de sucesso e lidera uma equipe talentosa.

Qual das duas lhe impressiona mais? A segunda, não é?

Seus concorrentes provavelmente enchem seu conteúdo com os mesmos adjetivos. Aposte nos verbos e conquiste o público falando do que você realmente faz.

 

4. Use palavras de “poder”

palavras-poder

 

Os melhores produtores de conteúdo sabem que determinadas palavras persuasivas são mais poderosas que outras.

Dentre essas palavras, estas são as 5 que funcionam melhor:

  1. Você (ou nome da pessoa, no caso de e-mail)
  2. Gratuito/ Grátis
  3. Porque
  4. Imediatamente
  5. Novo

Vamos agora entender melhor o efeito de cada uma dessas palavras:

  • Você: recentemente, foi realizada uma pesquisa para examinar a ativação do cérebro. Um dos dados revelados foi que poucas coisas chamam nossa atenção tanto quanto ver nossos nomes na tela. Como os nomes estão diretamente ligados à nossa autopercepção, nós ficamos mais engajados e confiamos mais nas mensagens que trazem nossos nomes.
  • Gratuito/ Grátis: no livro Previsivelmente Irracional, Dan Ariely fala sobre uma pesquisa com trufas e kisses da Hershey’s. Quando os kisses eram divulgados como gratuitos, 38% a mais das pessoas preferiam eles às trufas, mesmo tendo escolhido as trufas quando os kisses custavam apenas um centavo.
  • Porque: um estudo desenvolvido por Robert Cialdini revelou que as pessoas ficam mais dispostas a prestar atenção a um pedido se você usar a palavra “porque”.
  • Imediatamente: nós todos temos pressa em conseguir o que queremos, e estudos mostram que palavras que transmitem a ideia de recompensa rápida são realmente eficientes. Se as pessoas souberem que você resolverá os problemas delas rapidamente, se sentirão mais inclinadas a comprar.
  • Novo: a sensação de novidade é extremamente importante para ativar a parte do cérebro ligada à recompensa e para nos manter felizes com nossas aquisições. Uma pesquisa mostrou que a percepção de novidade é importante para um produto, mas pode prejudicar uma marca, já que as pessoas confiam mais em marcas já consolidadas.

 

5. “Transporte” o público com estórias

transportar-estorias

 

Você já parou para se perguntar por que as melhores estórias nos consomem completamente? Para muitas pessoas, esse é o único tipo de texto que as faz ficar horas e horas acordadas lendo.

Para os psicólogos Melanie Green e Timothy Brock, a explicação para esse fenômeno é bem simples: “transporte” leva à persuasão.

Todo mundo gosta de uma boa estória. Essa pesquisa mostrou que as estórias nos transportam para outros lugares, aonde nós aceitamos com mais facilidade aquilo que rejeitaríamos no mundo real.

Isso é ótimo, mas como aplicar esses dados no seu conteúdo? Os mesmos psicólogos sugerem algumas maneiras de fazer isso:

  • Imagens detalhadas: pense nos cenários dos livros mais amados da literatura, como Mordor ou Hogwarts. Será que você conseguiria “entender” a magnitude desses lugares se não fosse pelas detalhadas descrições elaboradas pelos autores?
  • Suspense: como você faz uma pessoa chegar ao final de uma história? Fazendo com que elas queiram conhecer o final desde o começo. Sabemos que é difícil não concluir o que chama nossa atenção, então comece com algo empolgante.
  • Ironia e metáforas: esses recursos são ótimos para fazer com que o leitor tenha epifanias e, consequentemente, entenda melhor a mensagem do autor.
  • Modelização: se o seu produto ou serviço foca na mudança de comportamento do público, você pode “modelizar” a ação por meio de uma estória. Quando ouvimos estórias que envolvem transformações, nos imaginamos como o protagonista, e fica mais fácil compreender a ação.

 

Recapitulando

Você aprendeu:

Como usar os neurônios espelho a seu favor

Por que a diferença está nos detalhes

Usar verbos é mais eficiente do que confiar só nos adjetivos

As 5 principais palavras de “poder”

Como “transportar” o público com estórias

Se você quer descobrir outras maneiras interessantes de apresentar um bom conteúdo ao seu público e ainda gerar muitas conversões, não deixe de ler sobre os 10 tipos de conteúdo que atraem visitantes e geram conversões.

Você já testou uma dessas técnicas? Conhece outro método que também funciona bem? Compartilhe conosco nos comentários!

 

banner-klicksite

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

9 thoughts on “Aprenda 5 métodos comprovados para aumentar suas conversões”

  1. Muito bom o argumento faz com que ficasse preso a sua realidade como se estivesse em uma escola eu pretendo fazer seu curso para me aprofundar mais porque é excelente o modo que escreve os posts faz com que viajemos para buscar melhor de nós. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *