Hierarquia visual: oriente o público e garanta milhares de visitas para seu site

Você já deixou de comprar um produto ou serviço porque o site era muito confuso? Já abandonou uma página porque se sentiu perdido, sem saber para onde ir?

Tenho certeza que a resposta será positiva.

Isso acontece porque muitas pessoas se esquecem de cuidar da hierarquia visual de suas páginas. Elas não sabem que, quanto melhor orientarem os visitantes do seu site, maior é a probabilidade de eles adquirirem o seu produto. Do contrário, elas provavelmente não irão mais retornar.

Se você não tem certeza de que o seu site está no caminho certo, não se preocupe. Neste artigo, vou te mostrar 3 passos para você avaliar e corrigir a hierarquia visual das suas páginas, garantindo um “passeio” traqnuilo para seu público. Você vai aprender:

A semelhança entre seu site e uma caverna

Por que a hierarquia visual é tão importante

Como categorizar informações

3 passos para melhorar as páginas do seu site

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Seu site é uma caverna

 

caverna

 

Imagine que existem 2 tipos de cavernas.

No primeiro tipo, você vê 3 entradas, de tamanho igual, todas na mesma distância de onde você está. Qual critério você utilizaria para escolher em qual porta entrar?

Nessa hora, você provavelmente ficará frustrado, pois perceberá que não tem informação suficiente para tomar uma decisão satisfatória. O máximo que você pode fazer é adivinhar.

Agora, imagine o segundo tipo de caverna. A primeira coisa que você vê é uma porta grande e bem iluminada com a placa “Excursões”.

Você também consegue distinguir uma porta menor, com uma janela e uma placa onde se lê “Ingressos”. E, do lado, você vê uma porta menor, com uma plaquinha onde está escrito “Acesso restrito a fucionários”.

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Qual é a maior diferença entre as duas cavernas? Isso mesmo: na segunda, você sabe exatamente aonde está. E isso faz toda a diferença.

Assim como um bom guia turístico, você também precisa assumir a responsabilidade de mostrar o caminho para os visitantes do seu site.

Quer um bom motivo para fazer isso? Quando os visitantes não estão confusos ou perdidos, podem ser mais facilmente levados a tomar uma ação no seu site.

É importante ter em mente que os todos os sites que visitamos são pelo menos um pouco diferentes entre si. Logo, a cada vez que entramos em um novo site, precisamos de um tempo para se acostumar com o novo “ambiente”.

E qual é a nossa função? Fazer com que essa mudança seja o mais delicada possível.

Confira também O segredo para atrair mais visitantes: trate o seu site como uma festa

 

Afinal, como a hierarquia visual pode me ajudar?

 

hierarquia-visual-ajuda

 

Quando um site tem uma hierarquia visual limpa, é capaz de responder em pouco tempo à velha pergunta: “O que esse site tem para mim?”

A melhor maneira de fazer isso é destacando o que o seu site oferece de maneira que os seus visitantes reconheçam imediatamente como serão beneficiados.

O ideal é que o olhar do público passeie pelo site consumindo o máximo de informação possível. Para que isso seja feito com o mínimo de esforço, você só precisa analisar as suas páginas e seguir os 3 passos abaixo:

 

1. Divida sua informação em categorias

Para cada página do seu site, divida as informações que você pretende apresentar nessas 3 categorias:

  • Mais importante: cada página deve ter uma informação mais importante, como um título ou imagem no topo. Além disso, ela deve levar ao visitante à informação secundária.
  • Informação secundária: contém a parte mais importante do conteúdo, revelando os dados, compartilhando os detalhes e, por fim, chamando para uma ação.
  • Menos importante: trata-se daquelas informações que precisam estar na página, mas não podem competir com as categorias anteriores. No caso dos blogs, pode incluir os comentários e as informações sobre o autor.

 

2. Reforce as categorias com um bom design

Uma vez categorizadas as informações da sua página, é hora de fazer as escolhas de design que irão garantir uma hierarquia visual limpa.

Basta seguir os seguintes passos para cada categoria:
Mais importante

Essa informação funciona como um farol, atraindo e engajando o público. Portanto, deve ser a primeira coisa que o público nota em cada página.

Para atrair a atenção do seus visitantes, é só aplicar essas dicas:

  • posicionar o texto ou imagem no topo da página 
  • deixá-lo(a) mais largo
  • usar cores mais brilhantes (ou imagens que chamem atenção)
  • acrescentar mais espaço em branco ao redor

 

Informação secundária

Aqui, o objetivo é chamar atenção para os detalhes. Nesse momento, seu objetivo é deixar o conteúdo fácil de ler e entender.

Facilite a leitura do seu público com esses truques:

  • use subtítulos para guiar os leitores pelo conteúdo
  • deixe o texto visualmente interessante com blocos de citações
  • separe os itens de uma lista com pontos, em vez de vírgulas

 

Menos importante

As informações menos importantes são aquelas que precisam estar na sua página, mas de maneira mais camuflada.

Em outras palavras, a informação deve estar disponível para quem quiser encontrá-la, só que não tão exposta quanto as demais informações.

E como fazer isso? É bem simples. A informação menos importante deve estar:

  • em uma fonte menor do que o texto principal 
  • com cores de pouco contraste
  • distante das informações principais

Por fim, resista à tentação de fazer uma barra lateral ou inferior muito chamativa.

 

3. Afaste-se e avalie o resultado final

Depois de muito tempo trabalhando em um projeto, é normal que, a partir de determinado momento, você não consiga mais trabalhar objetivamente.

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Nessa hora, o melhor é passar um dia ou uma noite longe da sua página e, no dia seguinte, analisá-la de novo antes de finalizar tudo e publicar.

Procure responder às seguintes perguntas:

  • meus olhos vão imediatamente na direção do item mais importante?
  • meu olhar segue naturalmente ao longo das informações secundárias?
  • a informação menos importante está presente, mas sem competir com as demais?

Se uma dessas respostas for negativa, é sinal de que você precisa identificar o que deu errado e fazer os devidos ajustes.

Outra dica boa é pedir a um amigo para visitar a sua página e narrar em voz em alta o que ele está achando durante a navegação.

Caso ele não tenha muita certeza do que fazer ao chegar na sua página, isso também indica que há correções a fazer.

 

Recapitulando

Nesse artigo, você viu:

A importância de ter uma boa hierarquia visual

Como dividir as informações de uma página

Criando uma hierarquia visual limpa em 3 passos
A hierarquia visual é indispensável para tornar a experiência dos visitantes do seu site mais agradável, mas ela precisa ser utilizada da maneira correta – ou poderá causar o efeito contrário.

Então, deixe a sua página e o seu conteúdo fáceis de serem lidos e compreendidos, e o seu site com certeza se transformará em uma grande ferramenta de marketing.

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