O céu é o limite, ou foi isso que te disseram: Conheça a Fundação Edmilson

céu limite sucesso impactar positivo vida

A entrevista de hoje é diferente, a sacada não é de marketing digital, mas eu garanto que é algo que vai fazer você refletir bem e se sentir mais tranquilo…

Na visão do Ignição Digital, empreender não é somente erguer um negócio. O empreendedor, na nossa opinião, tem a missão de causar um impacto na vida das pessoas, algo que torne a vida delas melhor.

Além das técnicas de marketing digital, é justamente isso que eu tento mostrar nas minhas entrevistas: o impacto positivo do empreendedorismo.

Você pode ver isso nitidamente em entrevistas como a do Thiago e Laissa (Emagrecimento Saudável), John Gallagher (Ervas medicinais), Christian Mickelsen (Coaching), entre vários outros nomes que não vou citar aqui para ir direto ao ponto.

Em 2013, fiz um concurso entre organizações sem fins lucrativos para decidir qual delas eu iria ajudar, e a escolhida foi a Fundação Edmilson. Durante a Fórmula de Lançamento ao vivo, em dezembro do mesmo ano, os empreendedores se juntaram para fazer uma grande doação, que ultrapassou os 100 mil reais.

Hoje eu estou aqui com o Edmilson, campeão mundial pela seleção brasileira de futebol em 2002.

Tem até um vídeo que eu gravei logo depois disso, onde agradeço a presença do Edmilson no evento, tem uma sacada muito boa lá: Quando a ficha cai

A vida de um campeão

Edmílson veio de uma família humilde, direto do interior de São Paulo, em Taquaritinga. Desde criança ele gostava de jogar futebol e, aos 14 anos, entrou para o seu primeiro clube, o Esporte Clube XV de Novembro Jaú.

Lá, ele ganhou visibilidade, e acabou sendo chamado para jogar pelo São Paulo. Edmilson conta que seu pai quase não conseguiu assinar o documento de admissão (na época o ex-jogador era menor de idade), pois estava tão emocionado que tremia.

Daí pra frente foi uma carreira de sucesso, indo jogar na Europa, pelo Lyon, e atuando na Seleção Brasileira, onde jogou por 7 anos.

Você foi enganado: o ápice não é o limite

Muitos artistas e celebridades acabam sucumbindo às drogas por conta da falta de preparação para o sucesso. Chegar ao topo é o sonho de todos, mas o que é que você pode fazer depois disso?

É nesse momento que muitos entram em desespero, sentem um vazio. Eu estava curioso e perguntei para Edmílson como foi que ele se sentiu após ser campeão mundial.

Ele, com sua grande humildade, me disse: “Não tem palavras para falar o que é ser campeão do mundo…Mas eu queria mais. Fui convocado para a copa de 2006, mas tive uma lesão e infelizmente fui cortado. O atleta quando chega no auge e supera todas as barreiras, chega onde todo mundo quer chegar, o que ele realmente quer é quebrar recordes, jogar mais copas, ser campeão mais vezes… vai muito além do dinheiro”. Edmilson termina dizendo que é uma questão de superação constante.

E o que isso significa? Significa que você sempre terá novos terrenos para explorar. Você já foi campeão mundial uma vez? Ok, mas por que não duas? Três?

No caso de Edmílson, ele escolheu outro desafio: mudar a vida de comunidades inteiras. Foi assim que começou a Fundação Edmílson.

Fazer a diferença na vida das pessoas é gratificante

Em 2005 Edmilson teve a ideia de criar uma fundação, e muita gente não entende por que ele fez isso fora da capital paulista, onde a captação de recursos seria mais fácil.

Ele conta que quis ajudar a comunidade do local em que ele viveu sua infância inteira, Taquaratinga. “Muitos amigos meus ainda moram lá com suas famílias, e os filhos deles não tiveram as oportunidades que eu tive”.

A prefeitura fez a doação do terreno – que era o mesmo espaço em que Edmilson jogava bola na infância – e ele entrou com os custos da construção da sede. Ele teve algumas dificuldades para realizar as obras, mas em dezembro de 2006 tudo estava funcionando.

A Fundação Edmilson

Atualmente a fundação atende mais de 300 crianças na própria sede, e cerca de 700 crianças no total, em atividades realizadas em outros locais.

As crianças participam de grupos de judô, música, dança, artes cênicas, além de contarem com apoio de uma biblioteca e aulas de leitura e escrita, entre várias outras atividades.

O apoio não fica restrito às crianças, sendo estendido para as famílias, e Edmilson tem uma explicação para isso.

Segundo ele, não adianta fazer um bom trabalho com as crianças se elas não estiverem cercadas de bons exemplos. As crianças passam 1/3 do dia na escola, 1/3 do dia na fundação e 1/3 do dia em casa. Todos esses ambientes precisam estar bem cuidados, ou pode haver algum desvio.

Edmilson diz que isso se mostrou muito efetivo, pois os pais são capazes de notar a mudança de comportamento dos filhos, assim como eles próprios mudam de postura, melhorando cada vez mais o ambiente familiar.

Uma mensagem para você

Eu acredito, de verdade, que o empreendedorismo tem o poder de mudar o Brasil. Nós podemos mudar a vida do nosso público, que nos paga para aproveitar os grandes produtos que desenvolvemos, mas isso não significa que devemos contribuir apenas dessa forma.

Edmilson me ensinou que mesmo quando você chega no ponto mais alto, há muita coisa para fazer, seja superando os seus próprios limites naquele mesmo segmento, ou se encarregando de outra missão, e é isso que eu quis te mostrar com essa entrevista.

Conheça a Fundação Edmilson

Fica aqui o meu convite.

PS: Antes de ir embora, não se esqueça de me contar nos comentários aqui em baixo se essa entrevista te motivou de alguma forma. Eu quero saber o que vocês estão pensando sobre essa jornada pelo empreendedorismo.

Se quiserem continuar junto comigo, não deixem de conferir o site diariamente, e assinem meu canal no Youtube.

Até mais!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *