Fidelização de Clientes e Marketing: A Chave Para o Sucesso do Seu Negócio

descubra porque investir em fidelização de clientes e marketing

O que é mais importante para você: conquistar muitos clientes ou fidelizar os atuais? O ideal é você encontrar um equilíbrio, dedicando-se igualmente para as duas missões, em que suas estratégias de marketing tenham poder de atrair clientes, sem deixar de fidelizar os antigos e atuais. Nesse artigo eu ensino você o segredo para encontrar esse meio termo, a fidelização de clientes e marketing!

Um dos segredos que todos os empreendedores devem aprender para ter sucesso é o que mostra que os clientes são mais lucrativos ao decorrer das compras.

Isso acontece porque você precisa dedicar muitos recursos e esforços para conquistar um novo cliente, o que torna o custo de conversão do cliente relativamente mais alto do que se você investir na fidelização de alguém que já tem um relacionamento com a sua empresa.

Quando um cliente tem uma experiência extraordinária com o seu negócio, ele tende a procurar as suas soluções novamente, de maneira quase espontânea. Basta que você nutra o relacionamento com ele. Para ajudar você a definir suas táticas eu preparei 5 dicas para a fidelização de clientes!

Como o marketing facilita a fidelização de clientes

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Ao ligar fidelização de clientes e marketing, não podemos limitar nosso pensamento apenas ao marketing de relacionamento e programas de fidelidade. Essas duas técnicas são importantes, porém, representam somente algumas ferramentas para atingir o objetivo final, trazer o cliente de volta para o seu negócio.

Acredite, fidelização aliada ao marketing pode ocorrer até mesmo antes do momento de compra. Por exemplo: um bom atendimento durante o orçamento do cliente, sanar dúvidas mesmo que não resulte em vendas imediatas, produzir conteúdo que entretenha o público, etc. Tudo isso pode melhorar a experiência de compra e fazer sua empresa ser lembrada em uma próxima oportunidade.

Já nos momentos de compra e pós-venda, o marketing é fundamental para a fidelização. Seja em experiências de marca, eventos, marketing de relacionamento, os já citados programas de fidelidade, entre tantas outras possibilidades.

Resumindo, o marketing dá dinamismo e permite processos de fidelização mais assertivos!

Porque é mais fácil, vantajoso e barato fidelizar ao invés de atrair novos clientes?

Philip Kotler, especialista e guru de marketing, afirmou em 1999 uma célebre frase:  conquistar novos clientes custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter os já existentes.

Atenção, ele afirmou isso antes da explosão da internet, smartphones e redes sociais! Uma época em que você tinha poucas mídias disputando a atenção do público.

Hoje, na internet, você compete com adversários de vários tamanhos, que estão em todos os lugares ao redor do mundo, em diversas mídias (muitas vezes mídias competem entre si). Em questão de um clique você pode ser ignorado se não tiver uma estratégia eficaz. Muito arriscado, não é mesmo?

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Já uma pessoa que conhece sua marca, comprou ou pretende comprar de você, dificilmente vai ignorar a sua mensagem. Na comparação dessas duas situações, fica claro que os esforços para atingir cada um destes clientes são muito diferentes. Tanto em relação ao preço, quanto ao tempo gasto e eficácia dos resultados.

Invista em fidelização de clientes e marketing, faça sua empresa ser a referência para o público, crie conteúdos de acordo com a necessidade da sua audiência, fortaleça o relacionamento, atenda muito bem e não esqueça do pós-venda.

Conte para mim, como está a sua taxa de fidelização de clientes? Aproveite e assine a newsletter do Ignição Digital e receba mais sacadas sobre fidelização e marketing!

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