Conheça os Tipos de Consumidores e as Melhores Estratégias Para Conquistá-los

Conheça os Tipos de Consumidores e as Melhores Estratégias Para Conquistá-los

Ao longo de sua trajetória no mercado, você irá encarar diversos tipos de consumidores interessados em seu negócio ou nos produtos que você tem a oferecer. O ideal é que você saiba lidar, da melhor maneira, com todos eles. Parece impossível?

Compreender o consumidor não é uma tarefa fácil, mas após certo tempo há a chance de notar alguns padrões presentes em sua rotina. É sobre eles que falaremos neste artigo! Confira.

Afinal, quais são os tipos de consumidores mais comuns?

Antes de listar os tipos de consumidores que você provavelmente vai encontrar ou já encontrou é importante dividi-los em dois grupos principais: os organizacionais e os pessoais.

Os consumidores organizacionais são aqueles que representam empresas interessadas em sua empresa, o famoso B2B (Business to Business). Normalmente são mais certos do que desejam, mas há mais passos para que a decisão final seja tomada.

No caso dos consumidores pessoais, que são aqueles que realmente irão adquirir um produto para uso próprio ou presente, dependendo do que você vende, há o sentimento de dúvida mais aflorado, pois não há exatamente um orçamento ou planejamento financeiro claro. Entretanto, são mais fáceis de lidar, por serem mais próximos.

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Fato é que, independentemente do seu tipo de consumidor mais comum entre empresas e pessoas, os perfis abaixo deverão te ajudar a trabalhar melhor a empatia e o controle das vendas e de seus colaboradores na hora do atendimento.

Detalhistas

Mais informados, são os que pesquisam tudo e chegam ao momento da compra com plena certeza de que aquela é a melhor opção, cheios de perguntas sobre pontos específicos dos produtos e até mesmo questionamentos sobre valores pesquisados.

Para este tipo de consumidor, o ideal é ter em seu negócio alguém especialista, além de você. Como um bom gerente com experiência para responder tais questões e deixar claro que o cliente está certo ao apontar certos problemas, se houver.

Entretanto, ele deve estar sempre um ou dois níveis acima do cliente em termos de conhecimento, para poder convencê-lo caso haja uma possibilidade de desistência.

Os interessados em relações

Existem tipos de consumidores que não querem somente comprar o produto e deixar a loja. Eles buscam um relacionamento em longo prazo com a marca ou empresa. Estes precisam ser tratados com calma, para que haja uma conexão emocional e pessoal.

Não precisam exatamente de um tratamento exclusivo, mas demoram um bom tempo em conversas com os atendentes. Uma boa possibilidade para esse caso é trabalhar um script de vendas que toque o comprador.

Apressados e exigentes

Para estes dois tipos interligados de consumidores, somente duas coisas importam: rapidez e garantia de qualidade.

Não se preocupam com relações ou com a conexão que terão com o produto ou a empresa. Estão interessados somente no produto e no que aquilo pode oferecer.

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Sendo assim, o ideal ao notar um cliente como esse é priorizar, ao máximo possível, um atendimento rápido e um bom embasamento que prove que aquela é realmente a melhor opção para ele. Conteúdo de qualidade funciona muito bem aqui!

Gostou das dicas sobre como lidar com os tipos de consumidores? Confira mais sacadas como essas aqui no Ignição Digital e converse conosco nos comentários!

 

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