Qual a Forma Ideal de Fazer Reposicionamento de Marca?

Qual a Forma Ideal de Fazer Reposicionamento de Marca?

O reposicionamento de marca acontece quando há espaço no mercado para trocar o posicionamento atual da empresa e renovar a visão dos consumidores. Neste artigo, vou falar um pouco mais sobre o assunto a fim de guiar a sua estratégia de forma certeira.

Qual é a importância do reposicionamento de marca?

O reposicionamento é uma ótima estratégia para correção de possíveis falhas, adaptação ao mercado e alinhamento do posicionamento em relação a cultura da empresa.

Com ele, você pode contornar problemas como:

• alterações negativas nos lucros da empresa;
• alterações de público-alvo ou mix de produtos;
• alterações nas tendências de mercado.

Como fazer o reposicionamento de marca?

O reposicionamento de marca não pode ser feito repentinamente. Pelo contrário, precisa haver uma estratégia bem estruturada por trás. Por isso, confira alguns passos para te ajudar nesse momento.

Pesquise

A base de tudo é a pesquisa. Portanto, pense como os consumidores enxergam sua marca atualmente e o efeito que ela possui sobre eles.

Aproveite o resultado da pesquisa para refazer a persona da marca, assim, poderá guiar sua estratégia de maneira mais assertiva.

Analise os concorrentes

O benchmarking é uma etapa essencial. Por isso, estude os concorrentes diretos e indiretos com atenção, analise suas estratégias e escolha valores que te diferenciem.

Identidade visual

Após concluir e examinar atentamente os tópicos acima, chega a hora de pensar na identidade visual. Afinal, muitas marcas ganham a atenção do público por conta disso.

Crie uma identidade sólida e exclusiva em conformidade com a missão, visão e valores da empresa e, claro, baseada no público alvo do reposicionamento de marca.

Ao seguir estes passos corretamente, seu reposicionamento será feito com mais assertividade e, consequentemente, dará um upgrade em suas vendas.

Quando é o momento certo para o reposicionamento?

Um dos principais indicadores da necessidade de um reposicionamento de marca é a baixa nas vendas, pois demonstra que os clientes não estão sendo fiéis à marca e, provavelmente, estão buscando pelos produtos ou serviços dos concorrentes.

Tenha sempre em mente que reposicionar a marca vai muito além de simplesmente mudar o discurso. Existe uma série de fatores que precisam ser revistos, para assim, entender o valor que as promessas atuais da empresa tem para os consumidores.

Este artigo ajudou a clarear sua visão sobre reposicionamento de marca? Então continue acompanhando o Ignição Digital e fique por dentro de todas as novidades e tendências do mundo dos negócios.

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