Como Começar Um Texto — 3 Dicas Para Fazer Um 1º Parágrafo Irresistível

Como Começar Um Texto: 3 Dicas Para Fazer Um 1º Parágrafo Irresistível

Saber como começar um texto pode ser decisivo para que o seu conteúdo seja lido ou não. Um bom primeiro parágrafo é capaz de atrair a atenção do leitor e fazer com que ele se interesse pelo artigo.

Independentemente de qual seja o seu objetivo ao criar um conteúdo, é muito importante começá-lo bem. Quer saber mais? Neste artigo você verá:

• o que é um parágrafo irresistível?;

• por que começar o texto com um parágrafo poderoso?;

• como começar um texto?

O que é um parágrafo irresistível?

Você com certeza já passou — ou vai passar — por essa situação. Imagine que  está escrevendo um artigo realmente bom para o seu site. Você pesquisou muito, verificou quais são as dores ou problemas do seu público e fez um texto útil, com dicas fáceis de aplicar e que funcionam.

Além disso, você também criou um título irresistível e poderoso, que simplesmente não pode ser ignorado, e usou imagens incríveis. É o artigo perfeito, certo?

Mas, nesse momento, você para e observa um detalhe tão importante quanto os anteriores: a abertura do texto. Essa questão é muito comum, é a famosa dúvida de como começar um texto bem.

Afinal, de nada adianta que todo o conteúdo seja interessante, se o primeiro parágrafo não prender a atenção do leitor. Nessa situação, dificilmente, ele vai ler todo o conteúdo — e o seu esforço terá sido em vão.

Um parágrafo irresistível é aquele que instiga, traz questionamento, dados e toca na dor do leitor. Assim que o lê, o seu público percebe que precisa continuar o texto para obter mais informações ou respostas para as dúvidas que têm.

Por que começar o texto com um parágrafo poderoso?

Todo o conteúdo deve ser poderoso, inclusive o começo do texto. Muitas pessoas deixam de se atentar a esse ponto e, por isso, nem tudo é lido até o fim.

Considerando que atualmente as pessoas estão mais dispersas, fisgar o interesse do leitor é fundamental. Confira os principais motivos para aprender como começar o texto e fazer uma boa abertura:

• aumenta as chances de ter o conteúdo lido;

• aproxima-se do leitor;

• pode fidelizar o público;

• informa mais.

Como Começar um Texto?

A situação narrada pode acontecer até mesmo com quem já tem muita prática. Todo mundo sabe que a batalha para conquistar a atenção do usuário não é fácil. Às vezes fazer com que ele leia o artigo até o final pode parecer uma missão impossível.

Tudo parece ainda pior quando o seu nicho é muito disputado ou quando o assunto é comum e já foi abordado por diversos outros blogs. Nesse caso, até parece que não há mais nenhuma maneira diferente de abordar o tema.

Entretanto, todo esse cenário pode ser alterado se você souber como começar um texto de maneira cativante. A boa notícia é que essa tarefa não é nada impossível: para criar o primeiro parágrafo ideal, basta seguir três simples passos.

3 Passos Para Criar Um 1º Parágrafo Irresistível

1. Crie Empatia Com a Dificuldade do Seu Leitor

Uma boa maneira de começar um texto é mostrando que você sabe exatamente quais são os obstáculos que o seu leitor está enfrentando. De preferência, fazendo perguntas.

Sabe quando você lê um texto e, mesmo sem querer, percebe que está balançando a cabeça positivamente, concordando ou respondendo a uma pergunta do artigo? É exatamente isso.

Quando essa situação acontece, é praticamente inevitável continuar lendo. Isso porque o leitor tem a sensação de que o artigo foi escrito especialmente para ele. Você pode estimular isso usando várias vezes as palavras “você” e “seu/sua”.

Vale destacar que essa dica só funciona se você souber exatamente quais são as dúvidas do seu leitor e puder oferecer soluções específicas para resolver os problemas dele. Por isso é importante ter uma linha editorial bem definida.

2. Prometa Uma Solução

Imagine que o seu artigo é o caminho que levará do ponto onde ele está (o problema) ao ponto aonde ele deseja chegar (a resolução do problema). Com tantos outros conteúdos disponíveis, ele só irá continuar lendo o seu se tiver certeza de que obterá algum benefício dele.

3. Ofereça Uma Garantia

Já vimos quais são dois dos principais passos sobre como começar um texto bem, mas ainda há um terceiro ponto a ser analisado. Você provavelmente vai falar que um problema é grande demais para ser compreendido e solucionado apenas com um artigo.

Assim, o usuário pensará que é bom demais para ser verdade e ficará com um pé atrás. Levando em consideração isso e o fato de que todos nós adoramos uma solução simples e objetiva, você deve garantir ao leitor que irá oferecer uma dica, segredo ou fórmula simples.

Mas, claro, você não pode entregar tudo de bandeja no primeiro parágrafo — essas informações precisam estar distribuídas ao longo do texto.

Conclusão

Para se destacar e garantir a atenção do leitor, você precisa fazer um primeiro parágrafo tão bom que ele sinta que precisa ler seu artigo até o final. Para isso, é indispensável saber quais são as dúvidas, dores e problemas do seu leitor e ter uma linha editorial alinhada com essas questões.

Experimente utilizar essa sequência na abertura dos seus próximos artigos! Com certeza você vai conseguir atrair e manter a atenção dos visitantes do seu site.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando a Ignição Digital para se manter informado sobre o mercado!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Além disso, eu estou liberando para quem não é aluno da Fórmula de Lançamento participar. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: fazer você acelerar a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

8 thoughts on “Como Começar Um Texto — 3 Dicas Para Fazer Um 1º Parágrafo Irresistível”

  1. o mais difícil é atrair a atenção dos clientes. por isso o texto tem que ser matador e prenda o cliente para olhar todo o seu site. blog show!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *