Como Começar Um Texto: 3 Dicas Para Fazer Um 1º Parágrafo Irresistível

Como Começar Um Texto: 3 Dicas Para Fazer Um 1º Parágrafo Irresistível

Você com certeza já passou – ou vai passar – por essa situação. Imagine que você está escrevendo um artigo realmente bom para o seu site. Você pesquisou muito, verificou quais são as dores ou problemas do seu público e fez um texto útil, com dicas fáceis de aplicar e que funcionam.

Além disso, você também criou um título irresistível e poderoso, que simplesmente não pode ser ignorado, e usou imagens incríveis. É o artigo perfeito, certo?

Mas, nesse momento, você para e observa um detalhe tão importante quanto os anteriores: a abertura do texto. Essa questão é muito comum, é a famosa dúvida de como começar um texto bem. Como prender a atenção do leitor logo no primeiro parágrafo? É sobre isso que vou falar neste artigo!

Então Como Começar Um Texto?

A situação narrada pode acontecer até mesmo com quem já tem muita prática. Todo mundo sabe que a batalha para conquistar a atenção do usuário não é fácil. Às vezes fazer com que ele leia o artigo até o final pode parecer uma missão impossível.

Tudo parece ainda pior quando o seu nicho é muito disputado ou quando o assunto é comum e já foi abordado por diversos outros blogs. Nesse caso, até parece que não há mais nenhuma maneira diferente de abordar o tema.

Entretanto, todo esse cenário pode ser alterado se você souber como começar um texto de maneira cativante. A boa notícia é que essa tarefa não é nada impossível: para criar o primeiro parágrafo ideal, basta seguir 3 simples passos.

Veja também: Otimização On Page: 2 Dicas de Ouro para atrair Milhares de Visitantes

3 Passos Para Criar Um 1º Parágrafo Irresistível

1. Crie Empatia Com a Dificuldade do Seu Leitor

Uma boa maneira de começar um texto é mostrando que você sabe exatamente quais são os obstáculos que o seu leitor está enfrentando. De preferência, fazendo perguntas.

Sabe quando você lê um texto e, mesmo sem querer, percebe que está balançando a cabeça positivamente, concordando ou respondendo a uma pergunta do artigo? É exatamente isso.

Quando isso acontece, é praticamente inevitável continuar lendo. Isso porque o leitor tem a sensação de que o artigo foi escrito especialmente para ele. Você pode estimular isso usando várias vezes as palavras “você” e “seu/sua”.

Vale destacar que essa dica só funciona se você souber exatamente quais são as dúvidas do seu leitor e puder oferecer soluções específicas para resolver os problemas dele. Por isso é importante ter uma linha editorial bem definida.

Guia do Facebook: Estratégias de Sucesso

Veja aqui como usar essa rede social para potencializar suas ações em Marketing Digital e chamar atenção do seu público!

Insira seu email e receba o ebook:

2. Prometa Uma Solução

Imagine que o seu artigo é o caminho que levará do ponto onde ele está (o problema) ao ponto aonde ele deseja chegar (a resolução do problema). Com tantos outros conteúdos disponíveis, ele só irá continuar lendo o seu se tiver certeza de que obterá algum benefício dele.

3. Ofereça Uma Garantia

Já vimos quais são dois dos principais passos para como começar um texto bem, mas ainda há um terceiro ponto a ser analisado. Você provavelmente vai falar de um problema que é grande demais para ser compreendido e solucionado apenas com um artigo.

Isso pode fazer com que o usuário pense que é bom demais para ser verdade e deixa-lo com um pé atrás. Levando em consideração isso e o fato de que todos nós adoramos uma solução simples e objetiva, você deve garantir ao leitor que irá oferecer uma dica, segredo ou fórmula simples.

Mas, claro, você não pode entregar tudo de bandeja no primeiro parágrafo – essas informações precisam estar distribuídas ao longo do texto.

Recapitulando: Como Começar Um Texto

Para se destacar e garantir a atenção do leitor, você precisa fazer um primeiro parágrafo tão bom que ele sinta que precisa ler seu artigo até o final. Para isso, é indispensável saber quais são as dúvidas, dores e problemas do seu leitor e ter uma linha editorial alinhada com essas questões.

Feito isso, você só precisa seguir os seguintes passos:

  1. Criar empatia com o problema do leitor
  2. Prometer uma solução
  3. Oferecer uma garantia

Experimente utilizar essa sequência na abertura dos seus próximos artigos! Com certeza você vai conseguir atrair e manter a atenção dos visitantes do seu site.

Gostou das dicas? Então assine a newsletter do Ignição Digital para receber os textos que publico aqui em primeira mão! Tem conteúdo sobre empreendedorismo, marketing e muitas sacadas como a deste artigo.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

4 thoughts on “Como Começar Um Texto: 3 Dicas Para Fazer Um 1º Parágrafo Irresistível”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *