Como ativar a ferramenta Webmaster Tools do Google?

banner-klicksite

Oi, pessoal. Tenho mais uma dica de como transformar o seu site ou blog em uma poderosa ferramenta de marketing. Se você não assistiu à aula sobre como descobrir se o seu vídeo está sendo indexado pelo Google, sugiro que você assista antes para aproveitar melhor esse vídeo.

Vou continuar falando sobre o processo de indexação e como acompanhar a performance do seu site. No vídeo 1, falei sobre o robots.txt, o arquivo que faz a comunicação entre o seu site e os mecanismos de busca, dizendo se o seu site pode ou não ser indexado.

Hoje, vou falar sobre como ativar a ferramenta a Webmaster Tools, do Google, uma das mais poderosas ferramentas que existem quando o assunto é busca orgânica, indexação e otimização de sites. Apesar de muito poderosa, muitas pessoas não a valorizam ou não a utilizam tanto quanto deveriam.

Para chegar a essa ferramenta, basta digitar Webmaster Tools no Google. Clicando no link, você será direcionado para uma página de login. Use o login do Gmail da sua empresa ou do site que você vai acompanhar.

Na próxima página, clique em “Adicionar um site” e insira o site que você quer acompanhar. Quando você faz essa solicitação, precisa provar para o Google que você é, de fato, o administrador daquele site, porque somente pessoas autorizadas podem fazer essa verificação.

Em seguida, o Google vai apresentar o método recomendado: pegar o código fornecido e inserir manualmente na head do site. Assim, quando o Google fizer a verificação, ele vai identificar que você conseguiu colocar o código lá. Se você tem acesso ao HTML e à edição do site, o Google vai “entender” que você é o dono do site.

Métodos alternativos

Se não quiser mexer no código, você pode usar os métodos alternativos. Um deles é fazer o upload de um arquivo HTML. Selecionando essa opção, é feito o download de um arquivo e, se você tem acesso ao FTP, deve enviar o arquivo para a raiz do site no FTP. Em seguida, clique em Verificar. Essa é outra maneira de mostrar que você é o administrador do site.

Quem não tem acesso ao FTP pode utilizar sua conta do Google Analytics. Nesse caso, o email utilizado tem que ser o mesmo da conta de Analytics.

Para quem tem KlickSite, é muito fácil fazer a verificação do Webmaters Tools. É só ir na página do KlickSite, clicar em Configurações KS – Google Analytics e você será direcionado para onde foi feita a autoindicação do seu Google Analytics.

Ou seja: logo que você cria sua conta no KlickSite, você tem a opção de inserir seu código de Analytics. Como você autenticou seu site com a mesma conta que será usada no Webmaster Tools, quando você clicar em “Verificar”, ele já vai conferir o seu site e autorizar para o seu acesso a todas as informações acerca desse site.

Então, verifique o seu site no Webmaster Tools. Faça essa autenticação e você vai ter uma série de informações sobre o seu site. No próximo vídeo, eu vou te ensinar como levantar as informações dessa ferramenta e como usá-las de maneira estratégica. Até lá!

banner-klicksite

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

10 thoughts on “Como ativar a ferramenta Webmaster Tools do Google?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *