3 Truques de Leitura Corporal para Negociações

leitura corporal para negociações

Você sabia que pelo menos 55% da sua comunicação é expressada através da linguagem corporal? A nossa comunicação verbal corresponde somente a 5% de toda a mensagem que desejamos passar, por isso, aprender a fazer a leitura corporal é essencial para qualquer empreendedor.

Quando entramos em negociação com alguém, seja um cliente, parceiro ou fornecedor, é importante saber interpretar os sinais que indicam qual é a reação que estamos estimulando. É assim que podemos prever se o interlocutor está aceitando as nossas ideias ou se apresenta qualquer grau de resistência e aprendemos como contorná-las.

Pensando nesta necessidade, resolvi listar quais são os sinais mais importantes para que você possa fazer uma leitura corporal correta para ter o controle das suas negociações, aumentando as suas chances de sucesso.

Preste atenção às pernas do seu interlocutor

Pernas cruzadas, de qualquer modo, são um verdadeiro empecilho para o sucesso de qualquer reunião. Isso porque, de maneira geral, pernas cruzadas podem significar insegurança, resistência ou ocultação de alguma atitude ou intenção.

Uma forma de mudar este tipo de situação é descruzando as próprias pernas e tentar sincronizar os movimentos com os demais presentes na negociação. Desta forma, é mais fácil criar uma conexão com os seus interlocutores e deixá-los mais abertos para a sua proposta.

Controle a sua forma de falar

O tom da sua voz e a velocidade das suas palavras são determinantes para o sucesso de qualquer negociação.  Falar pausadamente, articulando as palavras com clareza e mantendo uma cadência tranquila são formas de gerar credibilidade para a sua fala.

Manter um tom de voz baixo, por sua vez, transmite autoridade, gerando resultados positivos para qualquer negociação que você deseje realizar, podendo até resultar em um aumento real de ganhos.

Aperto de mãos são mais significativos do que parecem

O aperto de mão é uma forma de comunicação não-verbal poderosa. Com eles é possível dizer qual é o grau de dominância das pessoas envolvidas na negociação. De modo geral a posição das palmas das mãos indica quem está no controle.

De modo geral, quem deseja tomar o controle de uma situação cumprimenta o outro com a palma da mão virada para baixo, mostrando uma posição de poder e dominância. Para reverter este quadro, você pode sobrepor a sua outra mão à da outra pessoa, fazendo o cumprimento com as duas mãos.

Também é importante ficar atento à posição dos pés durante o cumprimento, normalmente as pessoas colocam o pé direito à frente ao cumprimentar uma pessoa, já quem apresenta dominância sobre o outro ou resistência bloqueia este movimento colocando o pé esquerdo à frente, demonstrando comando ou pouca disponibilidade para concessões.

Gostou dessas dicas? Então assine a nossa newsletter e fique atento às novidades.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Entre os dias 08 e 11 de setembro de 2020, vai acontecer a Semana da Independência 6 em 7. Uma série de 4 encontros onde eu vou mostrar como faturar 6 dígitos em 7 dias no seu negócio atual ou em um novo negócio online.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *