Técnicas de Vendas: Abordagem Inicial dos Clientes

técnicas de vendas: abordagem inicial

Uma das principais dificuldades dos empreendedores que nunca trabalharam na área comercial é encontrar técnicas de vendas para fazer a abordagem inicial dos clientes. Quando falamos em negócios digitais, as dúvidas aumentam ainda mais.

Abordar um novo cliente da maneira correta é crucial para o sucesso nas vendas, no entanto a maneira mais adequada de realizá-la é diferente para cada empresa. Conhecer as necessidades e o comportamento predominante do seu nicho de mercado é fundamental para o sucesso da sua abordagem.

Como a internet influencia as técnicas de abordagem dos clientes

A popularização do uso da internet modificou o comportamento dos consumidores de maneira definitiva. Os clientes que antes ‘batiam perna’ para fazer pesquisa de preços e verificar as diferentes opções de produtos, hoje utilizam os sites de buscas e aplicativos para fazer este tipo de análise, chegando até os vendedores em um estágio avançado do funil de vendas.

Deste modo, grande parte da abordagem inicial das vendas passou para a responsabilidade do marketing, que fica responsável por todo o processo de educação e sedução de clientes até que eles se tornem leads, ou seja, pessoas realmente interessadas em adquirir os produtos da empresa.

O que fazer ao abordar um cliente

Quando o cliente entra em contato com um vendedor, normalmente já conhece o produto, suas principais funcionalidades e até mesmo algumas opções similares do concorrente (ele já fez esta pesquisa antes de sair de casa), por isso o vendedor não pode, jamais, subestimar um cliente.

Para atrair a atenção dele é importante que o vendedor comece falando sobre o que o cliente ainda não sabe sobre o produto. A sua explicação deve ser dinâmica e criativa, de forma que não canse os clientes.

A postura profissional também deve ser mantida durante todo o tempo de contato com o cliente. Bajular, ser incisivo demais ou muito informal são atitudes que podem espantar um consumidor que já estava inclinado a fazer uma compra com a sua empresa.

Ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer é outra dica para uma abordagem de vendas de sucesso. É através da atenção ao cliente que o vendedor poderá entender o que o ele considera importante, quais são os problemas que ele deseja resolver adquirindo os produtos e então munir-se de argumentos para a fase da negociação de vendas.

Agora que você já sabe quais são as melhores técnicas de vendas para a abordagem inicial dos clientes, confira 28 técnicas de persuasão para ouvir um sim do cliente. Este conteúdo exclusivo está reunido no e-book que você confere no menu desta página, basta cadastrar o seu e-mail para fazer o download.

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *