4 Dicas fundamentais para ser um bom empreendedor (Ninguém se lembra da Nº3)

Ser bom empreendedor dicas marketing

Eu sei que você quer melhorar seu desempenho profissional, mas não sei o motivo. De qualquer forma, não importa, pois o que eu vou te dizer vai servir tanto para alguém que tem uma carreira ou empresa estabelecida, quanto para uma pessoa que quer começar do zero. Para ser um bom empreendedor, é preciso seguir alguns passos…

Além disso, os conceitos que eu vou te explicar agora não se aplicam somente para o mundo dos negócios. Você pode aplicar isso em qualquer área da sua vida, e já já vai entender o porquê.

Fórmula de Lançamento Ignição Digital

4 Dicas para dar saltos em performance

Ao todo, separei 4 dicas que eu mesmo usei para conseguir me manter sempre preparado, e elas funcionam muito bem para mim.

1- Comprometimento

É muito fácil dizer que alguém precisa ser mais comprometido, mas fazer essa pessoa se comprometer não é tão fácil assim…

Contudo, vou te mostrar algo que fiz recentemente para conseguir executar um trabalho.
Certo dia eu estava tomando banho, quando tive a ideia de fazer 30 entrevistas, uma por dia, durante o mês de abril, para preparar meu público para o lançamento do meu curso, o Fórmula de Lançamento 3.0.

Eu sabia que essa era uma ideia muito legal, que me traria vários resultados, mas que tinha diversos problemas para ser executada. Eu estava em New York, e todos os empreendedores que eu queria entrevistar eram brasileiros, com a grande maioria deles morando no Brasil.

As entrevistas tinham que ser feitas via vídeoconferência, e isso tinha dois grandes problemas: a instabilidade da conexão me atrapalharia bastante, assim com o fuso-horário.

Esses são apenas dois dos grandes problemas. Posso dizer que o terceiro era o tempo, já que esses empreendedores são pessoas muito ocupadas. Além disso, tinha o problema da edição dos vídeos, que seria algo bem trabalhoso…

Enfim, viram quantos problemas eu sabia que tinha que enfrentar?

E o que foi que eu fiz para conseguir me comprometer?

O comprometimento pode aparecer em 2 níveis: interno e externo.

O nível interno seria se eu tivesse mantido essa ideia somente para mim. Caso eu não fizesse, ninguém poderia me cobrar, mas ainda sim eu teria perdido uma ótima oportunidade.

Imagine que você precisa viajar e tem a ideia de passar as férias em um local que a sua esposa adora. Enquanto você não contar para ela, o comprometimento será interno. Quando você contar, será externo.

O comprometimento externo permite que outra pessoa tenha o poder de lhe cobrar, e isso é uma grande arma contra a procrastinação.

No entanto, ainda é possível escalar para um nível maior. Se além de dizer para sua esposa, você comprou o bilhete, isso significa que seu comprometimento está no maior nível possível. Afinal de contas, cancelar a viagem é algo trabalhoso.

Mas como isso poderia ser feito no meu caso com as entrevistas?

Simples, eu me comprometi não só com a minha equipe. Eu fiz um compromisso com meu público. Avisei para todos, por meio de um vídeo, que faria a série de entrevistas, e admito: se não fosse isso, só teria feito até a entrevista 13 ou 14… ninguém iria saber que eu tinha pensado em 30…

Aconselho que você também veja esse meu vídeo, que fala sobre boas ideias.

2- Método

Na vida, você tem duas opções: aprender auxiliado por um método, ou, ir pela tentativa e erro. Muitas vezes não é bom tentar começar pela segunda opção… Se você quer abrir um negócio, por exemplo, tentativa e erro é uma saída muito arriscada.

Mas preciso deixar claro uma coisa: existe mais de uma metodologia, e você pode escolher a que mais lhe agrada.

No meu caso, eu escolho o método depois de analisar os resultados que ele dá para as outras pessoas que o seguem. Mas por que eu faço isso?

Se você compra um ferro de engomar roupas, o que você quer? O objetivo ou a capacidade de engomar a sua roupa?

Talvez, se existisse outro produto, como um borrifador que, ao ser utilizado, deixasse sua roupa sem nenhuma dobra, as pessoas não quisessem comprar o ferro.

O motivo: elas se importam com os resultados, aquilo que resolve o problema que elas têm.

E é por isso que, quando procuro um método, me certifico de checar os resultados.

Contudo, preciso deixar claro uma coisa: métodos não são feitos de mágica. Eles te tiram da zona de conforto, de alguma forma, mas tiram, e você precisa aceitar isso para conseguir o resultado que eles podem te entregar.

3- Comunidade

Quase ninguém fala disso, mas é algo muito importante. Você é a média das pessoas com quem você se relaciona, e isso vai fazer muita diferença na sua vida.

O objetivo deste conceito é que você saia do ponto “A” (que é onde você se encontra agora) e vá para o ponto B (o local superior em que você quer estar). Claro, subindo um degrau de cada vez.

Para isso, é preciso se relacionar com pessoas que estão no ponto “B”, mas a tarefa não será tão simples assim…

A dificuldade vem do fato de você, constantemente, ser puxado para trás pelas pessoas do grupo A. Muitas delas fazem isso sem perceber e sem a intenção de lhe prejudicar. Elas simplesmente não conhecem o ponto “B” e, como tudo que é desconhecido, têm medo dele.

Elas não só têm medo, como acreditam que chegar até B não é possível. E isso acontece frequentemente.

Aqui, você precisa deixar crenças limitantes de lado e partir rumo ao próximo degrau. Uma boa maneira de saber se está na comunidade certa é avaliando o quanto eles acreditam em você. Se eles acreditam no seu potencial mais do que você mesmo, isso é um bom sinal.

4- Integridade

Eu, Erico Rocha, acredito que a integridade é algo fundamental para aqueles que querem manter o sucesso alcançado. Eu sei que no mundo em que vivemos é possível ter uma vida boa através de meios ilicitos, mas acredito que essas pessoas nunca estão tranquilas.

Elas sempre têm medo de algo…Além disso, tudo que elas construíram pode ser derrubado do dia para a noite.

Se você quer construir algo sólido e duradouro, integridade será, sem dúvidas, a base que você deve utilizar.

Esses são os 4 fundamentos que me levaram a tudo que eu tenho hoje, e eu sei que todos eles são de suma importância. Eu acredito que, se você praticá-los com dedicação, também colherá bons frutos.

Recapitulando

– Comprometimento é importante para que você não procrastine e siga em frente com todos os seus projetos.

– Métodos não são como mágica. Eles te tiram da zona de conforto, mas a recompensa vale todo o esforço.

– Comunidades podem lhe puxar para trás ou lhe empurrar para frente, e nas duas situações elas causarão um grande impacto em sua vida.

– Integridade é fundamental para quem quer um negócio, e um nome, duradouro.

Fórmula de Lançamento Erico Rocha

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

2 thoughts on “4 Dicas fundamentais para ser um bom empreendedor (Ninguém se lembra da Nº3)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *