O Que é Escala 6×1? Entenda Essa Jornada de Trabalho

Entenda o que é escala 6x1 e como funciona

Você sabe o que é escala 6×1? Esse termo está previsto por lei. Por isso, é muito importante entendê-lo na hora de fazer as contratações.

A escala 6×1 é um modelo de dias e horas trabalhados, que vai definir o quanto será necessário trabalhar e folgar. Neste artigo você verá:

  • o que é escala 6×1?;
  • para que serve a escala 6×1?;
  • como funciona a jornada 6×1?;
  • quais são as regras gerais da jornada 6×1?

Boa leitura¹

O que é escala 6×1?

Entender o que é escala 6×1 é bastante simples, já que essa expressão se refere a um tipo de jornada de trabalho. O primeiro número representa os dias trabalhos, já o segundo é a quantidade de dias de folga na semana.

Então, em uma empresa que tem escala 6×1, os profissionais trabalham seis dias para ter direito a um dia de folga. Vale notar que essa organização das atividades está prevista na CLT, mesmo que a jornada mais popular seja a 5×2 — que trabalha de segunda a sexta e descansa aos finais de semana.

No comércio, por exemplo, é bastante comum a escala 6×1. Os lojistas costumam trabalhar de segunda a sábado e descansar no domingo ou revezar o dia de folga. Dessa forma, o estabelecimento fica menos tempo fechado e todos podem ter direito a um descanso.

Para que serve a escala 6×1?

Vale também entender como funciona a jornada de trabalho. Por lei, de acordo com a CLT, é garantido que o trabalhador tenha uma jornada diária de oito horas, somando 44 horas semanais.

Porém, existem diversas formas de realizar isso, dependendo do tipo de escala que a empresa propõe.  Além disso, há compensações, banco de horas, turnos de revezamento, plantões, entre outros.

Talvez a escala mais conhecida seja a 5×2, em que o funcionário trabalha cinco dias e folga dois, sendo que, trabalhos realizados nos dias de descanso devem ser remunerados a parte.

A escala 6×1 existe para garantir mais flexibilidade para as empresas, ao mesmo tempo em que preserva o descanso do trabalhador.

Como funciona a jornada 6×1?

Como já foi dito, na escala 6×1, os colaboradores precisam trabalhar seis dias para ter um de descanso — feito, preferencialmente, aos domingos. Porém, há algumas exceções.

É permitido variações na jornada, desde que haja acordos coletivos ou sindicais.

Para os que trabalham aos finais de semana, como em casos de plantão, por exemplo, é necessário que o funcionário folgue no domingo a cada, no máximo, sete semanas trabalhadas. Para as mulheres, é obrigatório o descanso no domingo a cada 15 dias.

Independentemente da organização da empresa, a escala 6×1 dá direito a um dia de folga para cada seis dias trabalhados.

Quais são as regras gerais da escala 6×1?

Com relação ao horário de intervalo para as refeições, nas jornadas diárias que ultrapassam seis horas trabalhadas e independentemente do tipo de escala, os funcionários têm direito de fazer de uma a duas horas.

Esse tempo não deve ser computado como horas trabalhadas, nem fazer parte da escala.

Sendo que estas não devem ser computadas como horas trabalhadas e nem fazer parte da escala.

Outro aspecto que serve para todas as formas de escala é a garantia, por lei, de que todo empregado tem direito ao descanso semanal remunerado de 24 horas consecutivas.

Conclusão

Agora você já sabe o que é escala 6×1 pode entender melhor sobre as horas e dias trabalhados, além de aplicar no seu negócio.

Vale notar que essa jornada está prevista por lei e tem como intuito proteger o trabalhador, ao mesmo tempo em que oferece mais possibilidade para as empresas.

As lojas, por exemplo, podem abrir todos os dias da semana, desde que os atendentes revezem no atendimento.

Quer saber mais sobre o mundo empresarial? Continue acompanhando o blog Ignição Digital e aproveite.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Além disso, eu estou liberando para quem não é aluno da Fórmula de Lançamento participar. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: fazer você acelerar a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

4 thoughts on “O Que é Escala 6×1? Entenda Essa Jornada de Trabalho”

  1. Boa noite! Tira minhas dúvidas ,voltei de férias hoje dia 4 minha folga e toda quinta feira no caso amanhã eu folgo ou tenho que trabalhar 6 dias primeiro para depois folga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *