O que é Escala 6×1

Entenda o que é escala 6x1 e como funciona

A jornada de trabalho conta com diversos aspectos previstos por lei, garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e pela Constituição Federal (CF). Há várias regras que devem ser seguidas pela empresa e pelo contratado, sendo uma delas o horário de trabalho realizado. Visto isso, você sabe o que é escala 6×1?

A escala 6×1 é um modelo de dias e horas trabalhados, que vai definir o quanto será necessário trabalhar e folgar. Entenda melhor como funciona a seguir.

Como funciona a jornada de trabalho

Primeiramente, é importante entender como funciona a jornada de trabalho. Por lei, de acordo com a CLT, é garantido que o trabalhador tenha uma jornada diária de oito horas, somando 44 horas semanais. Porém, existem diversas formas de realizar isso, dependendo do tipo de escala que a empresa propõe.  Além disso, há compensações, banco de horas, turnos de revezamento, plantões, entre outros.

Talvez a escala mais conhecida seja a 5×2, em que o funcionário trabalha cinco dias e folga dois, sendo que, trabalhos realizados nos dias de descanso devem ser remunerados a parte.

Além dessa, há outras variadas formas de jornadas e outros aspectos das leis trabalhistas que são importantes, mas hoje vamos falar especificadamente da jornada 6×1. Você sabe o que é escala 6×1?

Entendendo o que é escala 6×1

Na escala 6×1, os colaboradores precisam trabalhar seis dias para ter um de descanso, feito preferencialmente aos domingos. Porém, há algumas exceções.

É permitido variações na jornada, desde que haja acordos coletivos ou sindicais. Para os que trabalham aos finais de semana, como em casos de plantão, por exemplo, é necessário que o funcionário folgue no domingo a cada, no máximo, sete semanas trabalhadas. Para as mulheres, é obrigatório o descanso no domingo a cada 15 dias.

Sendo assim, a escala 6×1 dá direito a um dia de folga para cada seis dias trabalhados.

Regras gerais

Com relação ao horário de intervalo para as refeições, nas jornadas diárias que ultrapassam seis horas trabalhadas e independentemente do tipo de escala, os funcionários têm direito de fazer de uma a duas horas. Sendo que estas não devem ser computadas como horas trabalhadas e nem fazer parte da escala.

Outro aspecto que serve para todas as formas de escala é a garantia, por lei, de que todo empregado tem direito ao descanso semanal remunerado de 24 horas consecutivas.

Agora você já sabe o que é escala 6×1 e pode entender melhor sobre as horas e dias trabalhados. Para ficar por dentro de mais conteúdos sobre o mundo empresarial, continue acompanhando o blog Ignição Digital e aproveite.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *