O passo nº1 para criar um produto (é o mais importante)

O marketing e a arte estão muito conectados, já que ambos possuem o intuito de provocar emoções nas pessoas. O grande objetivo de quem cria produtos é chegar ao estado da arte, que seria um estágio em que o produto consegue ser belo, útil e prático.

Infelizmente, muitas pessoas têm problemas para alcançar o estado da arte, seja por conta do marketing ou pelos atributos do próprio produto, e foi pensando nisso que eu trouxe uma sacada especial para você. Eu vou te contar como eu começo a criação dos meus produtos.

O marketing foca no cliente, não em mim

O Marketing e a Arte

As maiores obras de arte que foram feitas surgiram a partir de um canvas em branco, ou seja, um quadro em branco. O artista cria arte a partir do branco, e não de uma tela meio pintada. No marketing funciona da mesma forma, mas as pessoas não entendem isso.

Como um produto normalmente é produzido

A maioria dos empreendedores faz assim: criam um produto, jogam na mão de alguém que será responsável pelo marketing, sentam e esperam acontecer. De vez em quando eles até fazem a parte do marketing, mas isso só é planejado depois do produto ser criado.

Sendo sincero com vocês, eu também comecei fazendo isso. A versão 1.0 do Klick Mail e o Pró Leilões foram feitos assim. No entanto, eu já fundei 5 empresas, vendi 1 delas com muito sucesso e continuo muito bem com as outras 4.

As experiências que eu já tive no empreendedorismo fizeram que eu entendesse o seguinte: é preciso desenvolver o marketing antes do produto.

COMO CRIAR UM PRODUTO DIGITAL

Veja como desenvolver um produto online, partindo da escolha do nome até a definição do público, para ter sucesso com o seu negócio!

Insira seu email e receba o ebook:

Moldando o produto ao marketing

Não me entendam errado. Antes de fazer o marketing eu já tenho uma boa ideia do conceito do produto, mas é só isso, um conceito. E por que eu faço isso?

Ao fazer isso é possível adaptar o produto ao marketing, fazendo com que o marketing atinja ou chegue muito próximo do estado da arte. Eu garanto pra você que inverter a ordem convencional de criação dá resultados incríveis.

Muitas vezes eu percebo que o produto criado primeiro pensando no marketing acaba sendo muito melhor do que se ele tivesse sido desenvolvido da forma convencional. E como essa troca de conceito consegue ser tão importante?

É simples: ao focar no marketing eu estou focando no cliente, e não em o que eu quero que o produto seja. O marketing é algo completamente direcionado para o cliente e, ao jogar isso em primeiro lugar durante a criação do produto, é possível obter um resultado diferente.

Veja também: 3 Segredos Infalíveis Para Fazer Apresentações de Impacto

Criar um produto e jogar o marketing para outra pessoa é a mesma coisa que pintar metade de um quadro e pedir para alguém terminar… É a mesma coisa que você construir uma casa, do seu jeito, e pedir para um decorador planejar a decoração.

Vai ficar bom? Se a pessoa que ficar responsável pela etapa do marketing for um bom profissional, sim. Não é impossível, mas dificilmente aquilo chegará ao estado da arte.

Conclusão

Se você está pensando em criar um produto, faça o teste. Eu tive ótimos resultados com essa metodologia, e acredito que você também pode ter.

Fórmula de Lançamento - Ebook

GARANTA SEU INGRESSO PARA O MAIOR EVENTO DE MARKETING DIGITAL DA AMÉRICA LATINA
Preencha o formulário e faça parte do Mundo Paralelo

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

5 thoughts on “O passo nº1 para criar um produto (é o mais importante)”

  1. A dona da empresa onde trabalho sugeriu para o natal uma torta guirlanda, e a produção fez só que a torta esta parecendo um pinel e ela diz que esta lida!
    Como dizer a verdade para ela?

  2. Vida real x as técnicas acadêmicas, foi um dos melhores vídeo que já tive a oportunidade de ver sobre como criar um produto (uma arte)…. Deveríamos ter estes contatos mais nas “academias”, sair um pouco das teorias e vivenciar o real, pratico… Obrigado por sua dica.

  3. É uma quebra de paradigmas tamanha, que , até mesmo imaginar esse conceito também parece complicado e dificultoso! Mas se isso acontece, é provavelmente porque dará certo!

    A relutância ao novo é de todo ser humano, a capacidade de empreender sobre o novo, essa sim é uma qualidade exclusiva!

  4. Sensacional Erico Rocha, muito boa essa sua dica, na verdade todas as sua dicas são incríveis. Realmente a ideia de criar o marketing primeiro e só depois o produto é uma estratégia bem pensada. Como diria você mesmo… ” É uma puta sacada ..hehehe, valeu Erico !! :)

  5. conteúdo é muito presido para todos que vão lançar qual quer produto por que antes
    da ideia tem que ter público de qualidade e monetização para tudo fusionar.

    admiro muito seu trabalho um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *