Método da Cumbuca — Surpreendente do Nome aos Resultados

Método da Cumbuca — Surpreendente do Nome aos Resultados

O nome pode ser inusitado, mas garanto que o método da cumbuca é surpreende em sua simplicidade e eficácia.

Quer ter um grupo qualificado para que a atuação da sua empresa seja a melhor possível e garanta ótimos resultados? Conto para você neste artigo como conseguir, confira!

Conheça o método da cumbuca

O método da cumbuca foi idealizado pelo consultor de negócios Vicente Falconi e consiste na proposta do crescimento de conhecimento de uma empresa em pequenos grupos.

Posso explicar com um exemplo. Imagine um grupo de 50 pessoas tentando discutir um assunto. Não seria confuso? Alguns tomariam a frente, outros ficariam sem voz. Agora divida-os em células de 10 para debater temáticas diversas. Não seria bem mais simples conversar, participar e compreender o que os participantes têm a compartilhar?

O mais interessante desta ferramenta é que ela não é apenas um grupo de estudo onde um encabeça e outros escutam. Para participar dos grupos do método da cumbuca, todos da equipe precisam estar preparados para falar, pois na hora é escolhido de forma aleatória que iniciará a discussão.

Por que aplicá-lo em sua empresa?

Como todo o grupo precisa saber sobre o que será debatido e ter domínio completo do assunto, compreende-se que estudarão previamente. Logo, a prática estimula uma dedicação individual de leitura e busca por novos conhecimentos.

Além do crescimento um a um, o método da cumbuca é um ótimo integrador. Isso porque os colaboradores terão de se comunicar nos debates e criarão vínculos ao longo do tempo. Esse tipo de atividade também influencia na oratória e desenvolvimento de cada um, criando, também, uma harmonia entre os membros — o que é imprescindível para elevar a performance da equipe.

Uma dica valiosa para não criar grupos que se acostumem com as mesma interações é diversificar as equipes. Faça a separação de forma aleatória em cada nova aplicação. Assim, todos terão a oportunidade de se conhecerem melhor e de aprenderem com os demais, saindo da zona de conforto.

A periodicidade vai depender dos fluxos internos da sua empresa. Mas é fundamental que haja um cronograma para que não fique apenas na teoria, mas seja executada com certa frequência.

Os resultados esperados são: mais autonomia para os funcionários e produtividade crescente!

O que achou do método da cumbuca? Acredita que pode ser inserido na rotina do seu empreendimento? Comente sua opinião e compartilhe suas experiências para crescermos juntos!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *