Como Criar Uma Identidade De Marca?

Como Criar Uma Identidade De Marca?

Você sabe o que grandes marcas altamente conhecidas têm em comum? Todas elas possuem a própria essência. Aposto que, entre as suas marcas favoritas, você sabe descrever exatamente o conceito e proposta de cada uma. Isso porque quando falamos em identidade de marca, estamos falando do “RG” da marca, aquilo que só ela tem e a faz diferente das outras. Por isso é tão importante que, cada negócio, tenha a sua identidade de marca bem traçada. Se a sua empresa ainda não tem ou já tem mas precisa melhorar, a seguir, você saberá os passos principais para criar uma. Confira!

Trabalhe em conjunto com a sua persona

Um dos elementos mais importantes no momento de construir a identidade de marca é usar as informações da persona, afinal, o negócio é direcionado inteiramente pra ela. Outra dica interessante é materializar a personalidade e atitude da marca, como por exemplo, pensar: se a minha marca fosse uma pessoa real, como ela seria?

Fazer perguntas é de suma importância para esclarecer todas as dúvidas e deixar a identidade de marca ainda mais coerente.

Defina os principais conceitos da sua marca

Para criar uma identidade de marca será necessário fazer várias definições, entretanto, vale a pena deixar o leque de possibilidades sempre aberto, mas sempre com foco na personalidade e diferenciais da marca.

A essência da marca é geralmente indicada com duas ou três palavras. Junto com a essência está o posicionamento da marca, ou seja, a forma que a empresa deseja se colocar na área em que atua.

Nesse momento, todos os aspectos práticos precisam ser definidos: como a empresa conversará com o publico, tom de voz, comportamento diante de diversas situações (elogios, críticas, sugestões), quais assuntos desenvolverão e abordarão em sua estratégia, entre outros.

Mas, afinal, por que a sua empresa existe?

Responder essa pergunta é definir a visão, valores e missão da empresa. A partir da resposta, é possível traçar qual é o maior motivo da existência da empresa e o que ela entrega ao público. Ainda nessa etapa é possível também definir a base da identidade de marca. Com todas essas informações, ficará muito mais claro qual será o melhor caminho para crescer e posicionar a marca diante do mercado.

Apesar de parecer simples, criar a identidade de marca de um negócio leva tempo, horas de estudo, muitas pesquisa e dedicação. Todos os fatores precisam estar alinhados para que a empresa consiga traduzir a identidade e garantir que ela seja reconhecida.

Gostou desse conteúdo? Então assine a newsletter para ficar por dentro de todos os assuntos do mundo corporativo!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

2 thoughts on “Como Criar Uma Identidade De Marca?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *