Como Calcular o Payback de Sua Empresa?

Saiba como calcular o payback

Traduzindo para o português, payback significa “retorno”. Já no mundo do empreendedorismo, esse termo é usado de uma modo um pouco mais complexo. Ele se refere ao tempo demorado para reaver o valor que foi investido, considerando desde a aplicação até o momento que a quantia é recuperada por completo.

Fazer esse cálculo é essencial para o empreendedor saber em quanto tempo conseguirá seu dinheiro de volta e, com isso, avaliar se o investimento realmente vale a pena. Então, que tal aprender?

Passo a passo do cálculo do payback

Neste passo a passo você vai aprender, de forma bem explicativa, como fazer o cálculo do payback simples corretamente. Veja!

1. Some os custos do investimento

A primeira instrução é reunir todos os tipos de custos relacionados ao investimento e somá-los. Isso inclui, por exemplo, funcionários, aluguel, impostos, equipamentos e todas as taxas e gastos que houverem.

2. Calcule o resultado do fluxo de caixa

CLIQUE e baixe o ebook!

Antes de chegar ao resultado do payback, também terá que calcular o resultado médio mensal do seu fluxo de caixa, algo que deve ser feito considerando um determinado período, como seis meses ou um ano.

É por motivos como esse que sempre falo da importância do fluxo de caixa. Sem ele, ou sem atualizá-lo, você não consegue fazer esse cálculo.

3. Siga a fórmula básica

Com os passos 1 e 2 realizados, basta dividir o valor do investimento inicial, que você chegou através da soma dos custos, pelo resultado médio do seu fluxo de caixa. A conta fica assim:

Investimento / Média do fluxo de caixa = payback (em meses)

Particularidade do cálculo

Quando o investimento proporciona alguma economia para a empresa, seja elétrica ou no custo do produto, você pode dividir o valor do investimento diretamente pela quantia que vai economizar mensalmente.

Exemplo: Se investir R$ 500,00 em uma máquina que proporciona redução de 10% nos custos, terá uma economia de R$ 50,00 por peça. A partir daí, basta multiplicar esse valor pela quantidade de peças que serão produzidas por mês. A conta final, do payback, será:

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Investimento / Economia mensal = payback (em meses)

Observação importante!

Depois de fazer o cálculo e acompanhar o investimento, não se assuste se não tiver retornos positivos nos primeiros meses. Isso é comum e a tendência é que os resultados sejam recuperados até o fim do período escolhido para fazer o cálculo.

Por fim, e para que a sua conta seja feita corretamente, indico que continue navegando pelo meu blog e aprenda como fazer o fluxo de caixa do seu negócio!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *