Seguidores Orgânicos no Instagram — Como Aumentar sua Base de Maneira Orgânica

seguidores instagram orgânico

Quem deseja saber como conseguir seguidores orgânicos no Instagram pode acabar adotando estratégias erradas, como o uso de bots. Porém, conquistar pessoas de forma natural é o que vai garantir que você tenha uma audiência engajada e realmente obtenha o retorno que precisa.

Mas, então, como crescer no Instagram organicamente e conseguir popularidade e sucesso na rede? É sobre isso que vamos falar neste artigo!
Aqui, você vai ver:

  • – dicas de como aumentar sua base organicamente;
  • – como usar hashtags para ganhar engajamento;
  • – como as técnicas de SEO podem ajudar;
  • – como usar promoções e sorteios para conquistar mais seguidores;
  • – a importância de você ser ativo para divulgar seu perfil.

O que são seguidores orgânicos e por que são tão importantes

Seguidores orgânicos são seguidores reais. Ou seja, aquelas pessoas que, além de realmente existirem e não serem perfis falsos, se interessaram e foram atraídas pelo seu perfil de forma natural.

Muitas pessoas, em busca de um crescimento rápido do número de seguidores, acabam comprando uma base de seguidores falsos, chamados também de robôs (bots). Elas não são uma boa ideia porque, no Instagram, o engajamento, comentários, compartilhamentos e posts salvos, são muito mais importantes do que o número de seguidores.

Como aumentar os seguidores do Instagram de maneira orgânica?

Agora que você já sabe porque ter seguidores orgânicos, e não pagar por eles, é melhor, veja como conquistar um maior público para seu perfil no Instagram:

Use as hashtags e ganhe engajamento

Hashtags equivalem às palavras-chaves para posicionar o seu negócio dentro do Instagram, sendo que milhares de usuários se conectam aos seus interesses por meio delas.

Por exemplo, quando começa uma nova temporada da NBA, vários usuários ao redor do mundo postam e pesquisam termos como: #basquete, #NBA, #GoldenState, #LebronJames, #MVP, entre centenas de outras tags.

Logo, perfis com interesse em engajar esse público que é fã de basquete, precisam usar as hashtags de acordo com o tema. Mas, atenção, use tags de acordo com a relevância para o seu público e o momento do seu perfil, nunca apostando em oportunidades sem nenhum sentido para o seu negócio.

Imagine marcas esportivas, com foco no basquete, usando tags relacionadas a estreia da nova temporada da série The Walking Dead, que também bomba nas redes sociais. Não daria muito certo.

Por isso, evite as hashtags que não tenham a ver com o seu negócio. O Instagram possui um algoritmo que detecta se o perfil está usando hashtags que não têm conexão nenhuma com o seu conteúdo e costumam punir esses perfis, é o indesejado shadowban (ao pé da letra: proibição sombria).

Para que isso não aconteça e seu perfil perca o alcance, não utilize hashtags que estejam marcando postagens proibidas. Além disso, evite incluir uma localização nas tags se você não está realmente no lugar, o Instagram vê — e pune! — tudo isso.

Use técnicas de SEO para escolher melhor suas tags

Para maximizar suas tags utilize técnicas de SEO de long tails e short tails (cauda longa e cauda curta), posicionando seu post em diferentes dimensões e penetrações, para variados assuntos.

As hashtags com palavras de cauda curta, por exemplo, atraem pessoas que se interessam por suas postagens de forma geral. Já as de cauda longa atraem pessoas que estão pesquisando algo bem específico.

Por exemplo, seu negócio é um e-commerce de biquinis femininos plus size. A hashtag #modapraia atrai pessoas que querem ver qualquer tipo de roupa de praia, masculinas, femininas e de qualquer tamanho. Já a hashtag #biquiniplussize atrai exatamente seu público-alvo.

Crie concursos, promoções e sorteios

Por meio do engajamento com os seus atuais seguidores você pode encorajá-los a compartilhar o seu perfil — em troca de algo, é claro. Por exemplo, crie um desconto para quem compartilhar um post seu ou dê um brinde para quem marcar três amigos em sua publicação.

Existem várias opções para você engajar o público a divulgar o seu perfil, estude cada uma delas e implemente a que mais se adequa ao seu modelo de negócio. Esta é uma ótima opção para quem quer aprender como ganhar seguidores no instagram de forma orgânica.

Mas, se for realizar algum sorteio, concurso ou promoção é interessante ficar de olho nas leis. É preciso que o sorteio ou promoção esteja de acordo com as regras do Governo Federal para a distribuição de prêmios.

Para isso você deverá pedir uma autorização para a Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria e pagar uma taxa.

Seja ativo e veja como conseguir seguidores orgânicos no Instagram

Não basta apenas compartilhar conteúdos e esperar a mágica acontecer, é necessário curtir outras postagens, comentar, interagir e contribuir para a sociabilidade da sua marca na rede. Além disso, invista em rapport (a ação de trazer de volta e criar relação com seus clientes) em suas comunicações e também use muitos emojis.

Outra ferramenta que ajuda nas descobertas orgânicas do seu perfil é o uso da geolocalização, fazendo com que seu conteúdo apareça para usuários em regiões específicas.

Divulgue seu perfil em outras redes sociais

Uma das principais dicas para quem quer saber como aumentar seguidores do Instagram de maneira orgânica é divulgando o seu perfil em outras mídias.

A própria rede social permite que você conecte sua conta ao Twitter, Facebook, TikTok, canal do Youtube, etc. Portanto, aproveite essa convergência e espalhe conteúdos em outras redes.

Conclusão

Depois de ler este post você descobriu o poder que o engajamento tem para aumentar sua base de seguidores.

Além disso, falamos também como usar hashtags da maneira certa e de quais formas os sorteios podem dar aquele impulso no seu perfil, como o SEO pode ser uma mão na roda para escolher as tags do seu post e a importância da auto divulgação.

Agora que você já sabe como aumentar seguidores do Instagram de maneira orgânica com essas práticas, o seu perfil fica mais rico e o seu crescimento orgânico com certeza ocorrerá. Implemente em seu negócio e veja a diferença.

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