Seleção de Vendas — 3 Dicas Para se Destacar Nesta Área

Seleção de Vendas — X Dicas Para se Destacar Nesta Área

Uma equipe de vendedores eficiente é a porta de entrada para o sucesso para diversas empresas. Entretanto, muitos esquecem que para consegui-la, outra etapa é ainda mais importante: a seleção de vendas, que deve ser impecável e eficaz.

Para se destacar na área de seleção, é importante ter alguns atributos básicos, mas mais do que tudo, saber reconhecer um bom vendedor. Veja alguns detalhes neste artigo e entenda como melhorar suas habilidades!

Afinal, como fazer uma boa seleção de vendas?

Existem milhares de profissionais em vendas por aí buscando novas oportunidades, mas você, na seleção de vendas, só quer o melhor e nada mais, não é mesmo?

Para consegui-lo, é necessário que você saiba as artimanhas envolvidas em interpretar e compreender o candidato, para então certificar-se de que ele é realmente a escolha certa e montar uma equipe de sucesso. Abaixo, separei algumas dicas. Confira!

1. Seja rigoroso

CLIQUE e baixe o ebook!

Você terá que analisar muitos currículos, e as dúvidas serão enormes, mas é importante ser rigoroso e assertivo.

Antes de iniciar a busca pelos currículos, trace um perfil que você deseja encontrar para sua equipe e comece buscando pelas características presentes ali.

Caso nenhum dos documentos corresponda às expectativas, reduza algumas das exigências aos poucos, até encontrar um equilíbrio e selecionar alguns.

2. Promova boas dinâmicas

Um vendedor precisa, acima de tudo, ser didático, comunicativo e persuasivo. Para ter certeza de que os candidatos têm pelo menos parte dessas características, você precisará vê-los em ação por meio de uma dinâmica de grupo.

Uma das mais praticadas é aquela em que o próprio candidato “se vende” como um produto. Além de mostrar a capacidade e habilidades dele enquanto vendedor, ainda entrega o que ele acha que há de melhor em suas aptidões: duas ótimas ajudas para sua seleção de vendas!

3. Não economize nas perguntas, mas seja objetivo

Após o período das dinâmicas, o momento de entrevistar um candidato deve seguir o mesmo critério rígido estabelecido desde o início. Aplique testes que julgar necessários e faça perguntas, sem limites, desde que não torne as respostas vagas após certo tempo.

Algumas sugestões de perguntas para entrevista podem ser:

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!
  • • Em quanto tempo você me venderia esta caneta?
  • • Você trabalharia de graça por alguns dias até que eu testasse suas aptidões para vendas? Para esta, a resposta deve ser negativa, pois um bom vendedor sabe que seu trabalho tem valor e entende muito bem as questões que envolvem remuneração e valorização agregada;
  • • Quantas objeções você encararia até desistir? Um vendedor não pode desistir. Caso ele coloque um número limite, é interessante rever alguns conceitos e entender se não há algum tipo de bloqueio prévio. Desenvolva a conversa e entenda;
  • • Existe algo que você nunca venderia? Essa pergunta pode ser pegadinha, mas ela tem dois viés possíveis e a aprovação ou não a partir dela dependerá da cultura corporativa da empresa:

O candidato pode partir para o lado do “não existe, tudo pode ser vendido e eu consigo vender tudo”, ou para algo mais conservador e idôneo como “não venderia algo que pudesse ferir outros de alguma maneira ou que eu não acreditasse”.

Diante disso, somente a estrutura e os valores da empresa podem ajudá-lo. Pense bem, analise as respostas e tome sua decisão!

Gostou das dicas para ser um bom profissional na área de seleção de vendas? Confira mais artigos como esse no Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *