Saiba Como Fazer Avaliação de Perfil Comportamental

Como fazer avaliação de perfil comportamental

A avaliação de perfil comportamental é um tema bastante importante na hora de contratar um novo colaborador.

Esta técnica é bastante utilizada pelos recrutadores, pois ela auxilia na hora de contratar o candidato ideal para aquela vaga.

Obviamente, esta não é a única coisa que deve ser levada em conta. Entretanto, a avaliação de perfil comportamental pode direcionar bem os profissionais do RH de uma empresa.

Se você quer saber mais sobre esta técnica, dê uma olhada neste artigo que eu preparei!

Qual o padrão da avaliação de perfil comportamental?

CLIQUE e baixe o ebook!

Existem vários métodos, porém eu vou trabalhar com os conceitos do teste DISC, que se tornou o mais popular para fazer a avaliação de perfil comportamental.

“DISC” representa “dominância”, “influência”, “estabilidade” e “complacência”, em inglês.

Esta metodologia foi desenvolvida por Willian Moulton Marston, na Universidade de Harvard, durante os anos 1920. O teste, porém, só foi elaborado na década de 1950, por Walter Clarke.

A avaliação de perfil comportamental é feita pela própria pessoa, que irá escolher as opções que mais têm a ver consigo. A partir de suas respostas será possível entender a sua personalidade.

Quais são as personalidades?

O teste DISC consegue, através da avaliação de perfil comportamental, analisar a performance da pessoa em quatro áreas diferentes. São elas:

  • dominância — representa a maneira como ela lida com desafios;
  • influência — a capacidade de se comunicar com outras pessoas e o quanto ela influencia ou se deixa influenciar pelos demais;
  • estabilidade — o quão bem ela lida com transformações a seu redor;
  • conformidade — a facilidade de se adequar às regras locais.

Como fazer a avaliação de perfil comportamental

Você terá que fazer uma avaliação de perfil comportamental e não sabe qual a maneira adequada de aplicá-la em seu negócio? Não se preocupe, eu vou te explicar os melhores métodos.

Em primeiro lugar, você precisa entender o que a empresa quer. Pesquise o seu perfil, o tipo de pessoas que compõem o quadro de funcionários, a missão e os valores do local, entre outras coisas.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Desta forma, você saberá encontrar o tipo de personalidade mais adequado para cada departamento da empresa.

Ao abrir uma vaga, aplique a avaliação de perfil comportamental no processo seletivo pois, assim, você contará com a ajuda desses dados na hora de escolher o candidato que deve ser contratado.

Você gostou de saber mais sobre como funciona e como fazer a avaliação de perfil comportamental? Então acompanhe outros de meus artigos aqui no Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *