Os Maiores Segredos para Fazer Recrutamento e Seleção de Pessoas

Os Maiores Segredos para Fazer Recrutamento e Seleção de Pessoas

Apostar em um bom processo de recrutamento e seleção de pessoas é fundamental para encontrar os melhores talentos para uma empresa e, consequentemente, fazer com que atinja um lugar de destaque no mercado. 

Hoje, o capital humano é um dos maiores bens de qualquer organização. É o conjunto das habilidades, do conhecimento e das atitudes de um determinado colaborador. 

Muitos elementos devem ser considerados para que seja possível encontrar o profissional ideal, e é exatamente sobre isso que a Ignição Digital vai falar hoje. 

Ao longo deste artigo você vai aprender:

  • – o que significa fazer recrutamento e seleção de pessoas;
  • – a importância estratégica da prática;
  • – técnicas e conceito de recrutamento e seleção;
  • – e mais!

Confira abaixo e descubra!

O que é recrutamento e seleção de pessoas?

O processo de recrutamento e seleção de pessoas pode ser definido como um conjunto de práticas e processos do setor de Recursos Humanos de uma empresa que tem como objetivo atrair e escolher os profissionais que mais se encaixam nas necessidades e desejos da organização em questão. 

É preciso ter em mente que as atividades de recrutamento e seleção são distintas, mas devem ser trabalhadas em conjunto para que seja possível alcançar a excelência. 

  • recrutamento — consiste nos procedimentos utilizados para atrair os candidatos que são mais qualificados para preencher as vagas que estão disponíveis na empresa, considerando seu conhecimento técnico, perfil e match com a cultura do local. É aqui que são desenvolvidas as descrições das vagas e feita a divulgação. Nesse momento, não há classificação ou eliminação;
  • – seleção — é neste estágio que o profissional será efetivamente escolhido para trabalhar no local. Usando como base as informações que foram recebidas durante a fase de recrutamento, o RH decide quem está mais alinhado com aquilo que a organização está buscando. 

Por que apostar em processos estratégicos é importante?

Foi-se o tempo em que os processos de recrutamento e seleção de pessoas eram deixados de lados pelos setores de Recursos Humanos. 

Hoje, as empresas estão cada vez mais cientes de que fazer as melhores escolhas é muito mais do que apenas decidir pela contratação de um profissional adequado. Já se enxerga como um verdadeiro diferencial competitivo. 

Ser estratégico nesses momentos é importante porque garante a eficiência dos departamentos, além de economia de tempo, dinheiro e energia. 

Os segredos do processo de recrutamento e seleção

Agora que você já entende o conceito, as vantagens e compreende a importância de ser estratégico quando o assunto são os processo de recrutamento e seleção em uma empresa, chegou a hora de conhecer os maiores segredos das organizações que conseguem fazer isso com maestria. Confira!

  • – não padronize os processos — vagas e áreas em uma empresa funcionam de maneira distinta, então aposte em um plano personalizado para cada um das etapas dos processos, estruturando de acordo com as reais características e necessidades no momento;
  • – considere um recrutamento interno — muitas vezes, trazer alguém de dentro da própria empresa pode ser a melhor maneira de encontrar um profissional que se encaixe no que está sendo buscado;
  • – otimize a descrição da vaga para divulgação — muitas vezes, aquele será o primeiro contato que o candidato terá com a empresa, então preste atenção para não deixar nenhuma ponta solta e escrever um texto que atraia o público que está buscando;
  • – aplique etapas antes da entrevista — testes online, offline, dinâmicas de grupo, resolução de case e utilização de softwares são excelentes atividades para te ajudar a realizar a triagem dos candidatos. A etapa da entrevista é a mais importante, então garanta que quem chegar até lá já preenche alguns dos tópicos solicitados na descrição da vaga;
  • – cuidado com as indicações — trabalhar com indicações de colaboradores pode ser uma boa maneira de diversificar na busca, mas é preciso analisar cada caso com muita atenção. Lembre-se de que o processo deve ser totalmente imparcial;
  • – estruture a entrevista — prepare-se para a realização da entrevista com o candidato. Antes de tudo, apresente novamente a descrição da vaga, fale um pouco sobre a empresa, sua cultura e seus valores. Depois, crie um roteiro simples para ser utilizado, que aborde questões técnicas, comportamentais, gerais e situacionais. 

Conclusão

Trazer novos talentos para as empresas que realmente estejam em sincronia com a visão da organização é um desafio que pode ser superado com um bom processo de recrutamento e seleção de pessoas. 

Se você chegou até aqui, já aprendeu a diferença entre o recrutamento e a seleção, compreendeu sua importância e teve contato com uma série de táticas e estratégias que podem ajudar a alcançar a excelência!

Se interessou? Lembre-se de que aqui na Ignição Digital nós temos muito mais conteúdos como esse para ajudar a fazer sua empresa decolar! Confira as novidades da semana.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *