Home Office — Vantagens e Desvantagens Para Uma Empresa

home office vantagens e desvantagens

Trabalhar em casa está cada vez mais comum. De acordo com pesquisa da Catho, cerca de 25% dos profissionais realizam as atividades na própria residência ao menos uma vez por semana. Isso está acontecendo, porque o home office tem vantagens e desvantagens para todos os negócios. 

Entre os benefícios para a empresa estão a redução de custos, a flexibilidade de horários e até a retenção de talentos. Vale a pena entender melhor como funciona essa modalidade, caso você deseje implementar na sua companhia. 

Neste artigo, você saberá mais sobre: 

  • • home office, vantagens e desvantagens — quais são;
  • • para que serve o home office;
  • • como implantar a modalidade na sua empresa. 

Home Office, vantagens e desvantagens — quais são?

Antes de mais nada, é interessante saber exatamente do que se trata o home office. O termo em inglês, que está cada vez mais popular no Brasil, se refere à possibilidade de trabalhar em casa, em um café ou onde o profissional puder e desejar.

Em geral, essa modalidade se adequa bem aos negócios digitais, já que provavelmente os colaboradores conseguem exercer suas atividades pela internet, sem precisar estar no escritório. Empresas de comunicação, lojas virtuais, escritórios de advocacia e contabilidade, além de freelancers, são alguns dos exemplos de setores que podem (e estão) adotando o modelo. 

Quando o assunto é home office, as vantagens e desvantagens sempre são questionadas pelas empresas. Afinal, os empreendedores desejam entender por que a modalidade vale a pena antes de adotá-la no negócio. 

Confira quais são os benefícios e desafios que trabalhar em casa impõe para as empresas!

Quais são as vantagens de trabalhar de casa?

Uma das vantagens proporcionadas pelo home office é o aumento da motivação e produtividade dos colaboradores. Como a equipe não precisa se deslocar até a empresa, ela ganha tempo durante a rotina e começa a trabalhar mais disposta do que se tivesse enfrentado o trânsito. 

Por causa da mobilidade, a empresa ainda pode cortar os benefícios com transporte público, uma vez que os profissionais não precisam sair de casa. Os custos com a manutenção do escritório também podem ser diminuídos, caso ele não seja utilizado todos os dias. 

Além disso, ao oferecer a possibilidade dos colaboradores fazerem a própria rotina, inclusive com flexibilidade de horários, é possível extrair o melhor deles. Afinal, há quem trabalhe melhor a partir das 08h e quem prefira começar as atividades às 10h. 

E as desvantagens do modelo home office?

Embora o home office tenha vantagens, as desvantagens também estão presentes. Uma das principais é a falta de socialização. Por não haver o contato direto entre os colaboradores, é possível que alguns profissionais se sintam mais distanciados dos projetos. 

Para contornar isso, vale a pena realizar reuniões com frequência e proporcionar um ambiente colaborativo, ainda que seja virtual. Assim, a equipe continuará próxima e engajada nas atividades. 

Outro ponto que pode ser negativo para as empresas, e principalmente para os funcionários, é o aumento da carga de trabalho. Caso o colaborador não saiba se organizar, ele pode facilmente fazer mais tarefas do que o habitual e sem a qualidade que deveria. 

Essa situação pode ser evitada por meio da distribuição de demandas por um período de tempo — semanal, por exemplo — e pelo registro de atividades em ferramentas específicas. Dessa forma, tanto o gestor quanto às equipes terão um controle melhor do que está sendo entregue. 

Para que serve o home office?

O home office pode ser útil em algumas situações específicas. Veja só: 

  • • como um benefício para os funcionários conciliarem a vida pessoal e profissional. A empresa pode oferecer um dia semanal para o trabalho remoto, por exemplo;
  • • para situações em que o colaborador não pode chegar ao escritório, como greve nos transportes públicos, problemas pessoais, reforma da empresa, etc.

Atualmente, por conta da pandemia do Coronavírus, muitas empresas se viram obrigadas a disponibilizar o home office para não paralisar as atividades. Ao perceber que é possível obter um bom resultado com a modalidade, a expectativa é que muitos negócios mantenham o teletrabalho mesmo depois da crise. 

Segundo o estudo “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e Os Novos Negócios”, o home office pode crescer 30% após a pandemia. 

Como implantar a modalidade do trabalho remoto na sua empresa?

Para aproveitar melhor as vantagens do home office e minimizar as desvantagens, é importante ter uma política bem definida. Confira os principais pontos que devem ser considerados antes de implantar e começar a administrar o trabalho remoto

  • • definir quem pode trabalhar de casa: mapear se todos os colaboradores têm condições para exercer as atividades pela internet;
  • • verificar os equipamentos necessários: nem todos os profissionais possuem fones e headsets, por exemplo. Nesse caso, é importante que a empresa providencie ou empreste os que possuem;
  • • supervisionar o desempenho: realizar reuniões frequentes e utilizar softwares de cadastramento de tarefas são medidas importantes para acompanhar o trabalho de todos;
  • • alinhar com o RH todas as regras referentes ao home office e explicar para todas as equipes.

Conclusão

O home office tem vantagens e desvantagens, o que ainda levantam muitas discussões. Apesar disso, é uma modalidade que está sendo cada vez mais adotada no Brasil, principalmente depois da pandemia do Coronavírus. 

Para aproveitar o melhor do sistema remoto de trabalho, é importante definir uma política com as regras que os colaboradores devem seguir. Assim, toda a equipe fica alinhada e pode desenvolver as atividades sem se preocupar com outros detalhes. 

Quer saber mais sobre como trabalhar home office? Continue acompanhando a Ignição Digital e se informe mais sobre os negócios!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *