Home Office — A Decoração Influencia na Produtividade?

home office e a decoração

Trabalhar em casa é uma alternativa para muitos, seja pelo estilo corporativo da empresa ou por questões externas. Você já parou para pensar nos elementos que compõem o seu home office e a decoração dele? Eles podem influenciar muito no modo como trabalha. 

Poucas pessoas sabem, mas há objetos — assim como cores — que estimulam no agir, pensar e sentir. Por isso, é importante fazer uma escolha certeira para o que você almeja atrair.

No artigo de hoje descubra:

  • – como a decoração influencia no seu trabalho;
  • – fatores que podem influenciar.

Home office e a decoração — 3 fatores que influenciam a produtividade no trabalho

Se você é dono de uma empresa, certamente imaginou por diversos momentos como seria montar o ambiente, quais os melhores móveis a serem escolhidos, a cor das paredes, entre outras questões. 

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que esse cuidado também deve estar voltado aos escritórios em casa. Afinal, mesmo sendo em sua residência, você exercerá as mesmas atividades do que em um ambiente corporativo. 

Ninguém deseja se sentir desmotivado, angustiado ou triste em uma sala. Por isso, a escolha dos elementos do home office devem colaborar para a sua produtividade. 

Há três fatores que podem ajudar, como um todo, o home office e a decoração. São eles: 

1. Tonalidade do ambiente

Você já ouviu falar em Psicologia das Cores? A escolha de uma tonalidade pode influenciar no comportamento humano, porém, pode variar em cada pessoa. 

De acordo com o livro de Eva Heller, “A Psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão”, todos os nossos sentimentos estão ligados, de alguma forma, com a escolha de cores. 

Não é por acaso que um indivíduo escolhe o azul como a tonalidade principal de sua casa, por exemplo. Além do gosto, há sim experiências universais que estão profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. 

Um ótimo exemplo disso é o fast food. Já reparou como as cores vermelha e amarela são predominantes? Segundo a Psicologia das Cores, elas estimulam o nosso cérebro a entrarem em estado de alerta, excitação e alegria. 

Sabendo disso, que tal trazer para o home office e a decoração do seu ambiente sentimentos positivos? Veja o que algumas cores representam com base no estudo da autora:

  • – azul: traz um efeito calmante, ótimo para quem deseja foco e produtividade. As tonalidades claras são próprias para quem deseja relaxar, já as mais escuras, podem despertar sentimentos de tristeza;
  • – amarelo: levanta o humor, inspira alegria, felicidade e calor. Se você é uma pessoa agitada use-a com parcimônia, pois, um amarelo vibrante, pode trazer sentimentos de estresse, ansiedade e inquietação;
  • – verde: associado à saúde e bem-estar, o verde é usado por quem almeja tranquilidade, calma e conforto;
  • – vermelho: assim como o amarelo, o vermelho é uma cor forte que levanta o humor, traz energia e excitação. Porém, em excesso, pode despertar raiva e negatividade;
  • – branco: essa tonalidade representa tudo aquilo o que a gente já sabe — paz, limpeza, frescor, pureza, etc. Quando usada em um escritório, traz positividade e clareza;
  • – laranja: o laranja está ligado ao conforto e, também, à energia e alegria. Quem trabalha com a criatividade, por exemplo, pode pintar uma parede da cor que ela certamente irá ajudar. 

2. Objetos decorativos

Quem tem em sua mesa de trabalho ou pelo menos perto de si objetos decorativos que atraem boas energias, consegue trabalhar melhor. Isso não significa que você precisa ter um olho grego, por exemplo, do seu lado. Mas, sim, itens que despertem positividade.

Os retratos da família, fotos de paisagens e até mesmo um arranjo de flores, por exemplo, pode ajudar com isso. Queira junto de você, quando estiver trabalhando, somente o que te desperta vibrações positivas e faça sua energia estar sempre para cima. 

3. Móveis certos

A escolha dos móveis é indispensável para compor o home office e a decoração. Além da beleza e de sua preferência, o conforto deve estar em primeiro lugar nos itens escolhidos. 

Para a mesa, pense em uma peça que alinhe praticidade e funcionalidade. Geralmente, a deve atender os requisitos de:

  • altura entre 70 cm e 75 cm;
  • os cotovelos devem ficar de três a quatro centímetros abaixo da superfície;
  • distância de no mínimo 20 cm para a cadeira.

Já a cadeira deve fazer com que você mantenha uma boa postura. Opte por aquelas que têm descanso de braço, sejam giratórias e, se possível, tenham encosto para a cabeça. 

Não escolha as que fazem inclinar muito para trás, como se estivesse “deitado”. Durante o dia, elas podem diminuir a sua produtividade. 

Conclusão

Afinal, elementos decorativos, como objetos e até cores, podem influenciar positivamente o home office e a decoração? Sim! O artigo trouxe três fatores que devem ser levados em consideração na hora de trabalhar e montar o seu escritório em casa. 

Não deixe de querer perto do seu local de trabalho somente aquilo que estimule para melhor a sua rotina profissional.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e fique dê olho no blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *