Entenda o que é Corporate Venturing

corporate venturing

Você já ouviu falar em corporate venturing? Entenda tudo sobre este sistema que tem ajudado empresas ao redor do mundo a se renovarem com dicas matadoras! Confira tudo neste artigo na íntegra!

O que significa corporate venturing?

Em tradução literal significa “negócio corporativo”. Entretanto a palavra engloba um movimento em busca de inovação disruptiva no mundo dos negócios. É uma visão que incentiva o barateamento e e eficácia dos processos dentro de uma empresa.

Como funciona o corporate venturing?

É uma forma de mutualismo corporativo, onde acontece uma troca positiva e benéfica entre empresas, geralmente startups. Também pode ser visto como uma oportunidade para investidores-anjos.

Para esclarecer, é um sistema em que grandes empresas investir capital em startups e iniciantes afim de conquistar novos espaços, se beneficiar da tecnologia e inovação dos setores.

Quais as vantagens do corporate venturing para as startups?

Sabe aquele empurrão para adquirir um sucesso matador nos seus negócios? Talvez o modelo de corporate venturing seja o que falta para alçar vôos maiores na sua startup.

Com investidores grandes, você ganha uma rede de networking eficiência e valorável. Além disso, pode utilizar os recursos advindos da parceria para expandir a sua atuação e consolidar a sua empresa.

Quais as vantagens do corporate venturing para grandes empresas?

Empresas que já estão consolidadas no mercado, podem encontrar dificuldades para inovar no setor. Neste momento, atuar como investidor-anjo é uma forma de apostar em uma economia disruptiva e conquistar novos espaços.

Entretanto, é importante analisar os riscos envolvidos na negociação e o valuation da startup em questão. Afinal, sem uma margem segura de retorno, torna-se impossível contribuir com capital.

Também é preciso destacar, que os aportes do corporate venturing não precisam ser , exatamente, de dinheiro. Como trata-se de investimentos de riscos no mercado, empresas podem contribuir com outras formas de valorização além do investimento em espécie.

Estas empresas são parte do chamado Venture Capital, que reúne todas as classes de investidores de alto risco. Aquelas que optam pela negociação em dinheiro correspondem a categoria de Corporate Venture, onde definem-se uma quantia de aporte e alinhamento das estratégias em comum.

Seja você uma startup em busca de crescimento ou uma empresa experiência que necessita de soluções disruptivas, apostar na corporate venturing é uma solução matadora para inovar!

Gostou de aprender mais sobre negócios? Confira mais artigos sobre empreendedorismo no blog do Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *