Valuation — Aprenda a Calcular o Valor da Sua Empresa

Determinar quanto sua empresa vale e quanto de retorno de investimentos em ações ela poderá render é o objetivo do processo de valuation, termo correspondente ao significado para avaliação de empresas.

Para calcular o preço justo, existem algumas formas de avaliação. Compreenderemos a seguir a importância de estimar o valor correto, bem como as maneiras de fazê-lo.

A importância do processo de valuation

Todo negócio necessita atrair e conquistar investidores, seja para capital de risco, quando o empreendedor deseja tornar-se sócio comprando cotas de uma empresa, e principalmente na hora de vender. Sem o processo de valuation, a empresa fica impossibilitada de conhecer seu valor e perfil de negócio, barrando todos os outros processos na busca de investidores.

Ao ter conhecimento do valor do negócio no mercado, além de facilitar a gestão interna, é possível identificar melhores oportunidades, assim como deficiências, traçando um planejamento mais tranquilo para o futuro.

Além disso, sabendo o valor a ser investido, pode-se negociar a participação de sócios na empresa de maneira mais justa. É importante dizer que, a ferramenta de valuation não define um valor exato, e sim uma percepção de acordo com o mercado.

Como calcular o valuation da minha empresa?

Possuir um histórico de todo o comportamento da empresa ao longo de sua existência, torna mais fácil o processo de valuation, pois consegue-se traçar estratégias analisando todos os dados.

Por isso, se sua empresa ainda não está consolidada no mercado, a falta de números passados trará certa dificuldade para calcular seu valor.

As principais formas de de avaliar seu negócio são através destes métodos:

1. Valuation pelo método de valor patrimonial

Este método se baseia no valor do patrimônio líquido que sua empresa possui. Soma-se todos os ativos, desde os circulantes, como caixa, valores a receber etc, até os não circulantes, como imóveis, maquinário, veículos e etc. Feito isso, o próximo passo é subtrair as dívidas e demais obrigações do passivo circulante e não circulante da empresa.

2. Valuation pelo método de fluxo de caixa descontado

Conhecido como FCD, o método de fluxo de caixa descontado se baseia no risco do negócio através de outros investimentos, ou seja, é possível ter um valor da capacidade da empresa levando em consideração os investimentos feitos em seus ativos operacionais, o seu custo de capital e os riscos do empreendimento.

3. Valuation pelo método de múltiplos de mercado

Calcular o valor da empresa utilizando a metodologia de múltiplos de mercado tem como ação analisar e comparar o desempenho econômico e financeiro de outras empresas do mesmo porte e ramo de atuação no mercado.

Gostou das nossas dicas? Comente e não deixe de acompanhar a Ignição Digital!

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *