Dinâmica de Integração — Veja 3 Modelos!

dinâmica-de-integração

Já ouviu falar em dinâmica de integração? Trata-se de um termo que em linhas gerais define os processos em grupo dentro de uma organização. Tais processos envolvem papéis e influência sociais, relações, normas, desenvolvimento e pertencimento.

Este campo tem por preocupação o comportamento dos envolvidos. Por isso, é muito comum que sejam aplicados exercícios em forma de dinâmica de grupo em entrevistas de emprego ou mesmo com o intuito de melhorar as relações de entrosamento dos funcionários e promover o crescimento pessoal. Conheça alguns modelos!

1. Objeto pessoal

A dinâmica de integração do objeto pessoal visa estimular a motivação, dedicação e comprometimento. Solicite que cada participante leve um objeto que seja de grande estima emocional e por meio de um sorteio promova a troca de objetos entre os mesmos.

A ideia é que cada um cuide do objeto alheio pelo tempo estipulado. Enquanto isso, deve ser feita a troca de mensagens para que os participantes descubram mais uns dos outros, além de informações sobre o próprio objeto.

Na data marcada, os pertences serão devolvidos e cada um deve compartilhar o que descobriu, dando ênfase ao cuidado que teve com o objeto. 

2. Bandeira pessoal

Nesta dinâmica de integração, o objetivo é fazer com que os elementos tenham conhecimentos de suas habilidades, bem como quais pontos podem ser melhorados. Para isso, basta instruir os participantes munidos de lápis coloridos e papel sulfite a construírem sua bandeira, respondendo as seguintes questões:

  • Qual seu sonho?
  • Quem você admira?
  • Qual seu talento?
  • O que mais dá valor na vida?
  • O que mudaria em si mesmo?
  • Quais as respectivas dificuldades, bem como facilidades de trabalhar em grupo?

As respostas devem ser em forma de desenhos, símbolos ou frases curtas. Por fim, todos devem compartilhar suas respostas e apontar o que achou de cada bandeira, assim como a sua própria.

3. Toca do coelho

Aqui o único recurso necessário é o espaço para dividir as pessoas em equipes de três. Dois dos participantes deverão estar de mãos dadas, simulando uma espécie de toca. A terceira, por sua vez, deve ficar no meio, como se fosse um coelho.

Em seguida, dê um sinal para que os “coelhos” troquem de toca e ao fazerem isso, devem se apresentar. Os representantes da toca também devem fazer o mesmo procedimento. A ideia é que todos os participantes se conheçam e criem proximidade.

Gostou de conhecer os modelos de dinâmica de integração?

Por serem voltadas ao comportamento social como um todo, as dinâmicas de integração podem ser aplicadas tanto em entrevistas de emprego, primeiro dia como funcionário ou mesmo em grupos que acabaram de ser apresentados.

Continue acompanhando as postagens periódicas da Ignição Digital e fique sempre por dentro das melhores sacadas no mundo do empreendedorismo, negócios e marketing digital.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Entre os dias 08 e 11 de setembro de 2020, vai acontecer a Semana da Independência 6 em 7. Uma série de 4 encontros onde eu vou mostrar como faturar 6 dígitos em 7 dias no seu negócio atual ou em um novo negócio online.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *