Descubra Para Que Serve o Certificado Digital

Descubra Para Que Serve o Certificado Digital

Você sabe para que serve o certificado digital? Hoje em dia praticamente todas as operações envolvendo bancos, compra e venda de produtos podem ser realizadas pela internet. Isso exige sempre o máximo de segurança possível!

Com um certificado digital você pode, por meio de um arquivo no computador, compartilhar todos os dados necessários com diversos sistemas. Quer entender mais sobre isso? Confira este artigo!

O que é o certificado digital?

Resumidamente, o certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona como uma “assinatura” e tem validade jurídica. Com ele é possível garantir a segurança de pessoas físicas e jurídicas na hora de realizar quaisquer transações ou serviços pela internet, de qualquer local do planeta. O e-CNPJ é um exemplo.

Tudo é reconhecido por meio do nome, de um número exclusivo e outros dados que identificam você ou sua empresa na Receita Federal e outros sistemas.

CLIQUE e baixe o ebook!

A identidade digital terá diversos dados totalmente protegidos por criptografia e também uma data de validade. Para proteger seus dados existem duas chaves: uma pública e outra privada.

A pública, em explicação simples, é aquela que os sistemas e pessoas utilizarão para encontrá-lo. A privada não pode ser distribuída e nem passada para lugar nenhum, só serve para descodificar a pública.

Hoje, ele é o que há de mais moderno em tecnologia de segurança para proteção de informações virtuais.

Para que serve o certificado digital?

Em primeira instância, para facilitar a sua vida na hora de resolver alguns problemas que, de outra maneira, só seriam solucionáveis presencialmente. Tudo de um jeito prático e seguro.

Algumas atividades que se valem dos benefícios dos certificados digitais são, por exemplo, questões de banco e reconhecimento de firmas.

Outras vantagens são:

  • • assinar documentos de onde estiver;
  • • validade jurídica (com o mesmo peso do CPF ou CNPJ);
  • • fraude impraticável (ao menos por enquanto);
  • • redução no volume de papel — solução sustentável;
  • • universalidade — o mesmo certificado serve para diversas empresas e sistemas.

Como conseguir um certificado digital?

Se você viu para que serve o certificado digital e ficou animado com a ideia para sua empresa, saiba que é fácil conseguir um!

As empresas responsáveis pela emissão de tais certificados são chamadas de autoridades certificadoras. É só entrar em contato com uma delas e oferecer os documentos solicitados para verificação.

Para mais dicas de segurança e negócios como essa, acompanhe o Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *