Como Dispensar um Funcionário Corretamente

Como Dispensar Um Funcionário

Em algum momento de seu negócio será preciso pensar em como dispensar um funcionário. Essa é uma daquelas tarefas que ninguém tem a pretensão de realizar, mas é preciso fazê-la para manter o bom funcionamento dos processos em sua empresa.

Seja qual for o seu motivo: justa causa, problemas financeiros ou simplesmente porque aquele colaborador não estava cumprindo com as suas expectativas, é essencial manter o respeito e a seriedade nesse momento. Todos dependem de seus empregos para poder seguir uma vida plena e conseguir pagar as contas, portanto é preciso ter tato durante o momento de dar a notícia.

Afinal, como dispensar um funcionário corretamente?

Todos sabem que o momento de demitir alguém é um dos mais difíceis para qualquer gestor. É importante lembrar que uma demissão, além de afetar profundamente a vida daquele colaborador, também afeta o dia a dia de toda a equipe que trabalha com ele.

Se a razão da demissão for o fraco desempenho, o ideal é tentar notificar o colaborador, para que tente fazer as mudanças necessárias em seu comportamento e em seu trabalho. Tendo certeza absoluta de sua decisão, siga para os próximos passos:

  1. marque uma reunião no começo do dia — é preciso demitir um colaborador no início do expediente;
  2. dê a notícia logo no início da reunião — seja claro e vá direto ao ponto de maneira respeitosa;
  3. explique sua decisão — esse é o ponto mais importante desse passo a passo de como dispensar um funcionário corretamente. É aqui que você mostra solidariedade e dá uma explicação para o que aconteceu. Mesmo uma resposta simples, como “nosso orçamento pedia cortes”.
  4. prepare toda a documentação necessária para a demissão — cheque se todos os direitos daquele funcionário estão garantidos, evitando problemas com processos trabalhistas;

Cuidados que precisam ser tomados

Agora que você já tem conhecimento de todos os passos sobre como dispensar um funcionário de maneira correta, saiba que é preciso prestar atenção em alguns pontos antes de dar a notícia para o mesmo:

  • não deixe a informação vazar antecipadamente, garantindo a confidencialidade;
  • troque contatos com aquele colaborador, é importante manter um bom networking;
  • leve uma testemunha — você nunca sabe qual a reação que aquele colaborador vai tomar. Portanto, levar uma testemunha, como algum funcionário do RH da empresa, é uma boa ideia para garantir a integridade de suas falas.

Gostou de saber como dispensar um funcionário de maneira correta? Continue lendo a Ignição Digital para mais dicas para a gestão de seu negócio!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *