Como Calcular o Giro de Estoque

Como Calcular o Giro de Estoque

Para saber como calcular o giro de estoque, primeiro é preciso compreender o conceito que envolve este tema. O giro diz respeito à rotatividade, ou seja, a velocidade com que os itens estocados se renovam em determinado período. Ele aponta qual o desempenho na utilização dos seus recursos e aponta questões bastante importantes para seu negócio.

Afinal, como calcular o giro de estoque?

Essencialmente, o cálculo de giro de estoque é bastante simples:

Giro de estoque = total de vendas / volume médio do estoque

Porém, é preciso lembrar que antes de realizar o cálculo deve-se definir um período de amostragem desejada. Se você quer saber qual o giro de estoque em um ano, precisa primeiro descobrir qual foi seu total de vendas e depois descobrir qual o volume médio do estoque no período desejado.

Para descobrir o volume médio do estoque, basta somar o estoque inicial do período com o estoque final do período e dividir o valor por dois, ou seja:

Volume médio de estoque = (estoque final + estoque inicial) / 2

Aplicações do cálculo de giro de estoque 

Agora que você já sabe calcular o giro de estoque é hora de compreender quais são as suas aplicações. Primeiro, saiba que você pode conseguir duas informações a partir dessa conta: a quantidade de giros de estoque em determinado período, ou seja, quantas vezes o estoque foi completamente renovado naquele tempo em questão a partir da quantidade de itens ou a partir dos valores monetários envolvidos.

Quando você tem um giro de estoque alto, sofre menos com a obsolescência e também com a possibilidade de perda por quebra, furto e outros danos. Além disso, não precisa de tanto espaço para realizar o armazenamento e em caso de acidentes como incêndios, alagamentos ou assaltos, o prejuízo é menor.

Contar com giro de estoque alto é sempre mais positivo. Se o seu está alto, busque aumentá-lo com algumas dicas. Desenvolva uma campanha estratégica para ajudar nas vendas, promova promoções, ofertas ou descontos. Leve em consideração datas especiais e invista no marketing! Os meses que contam com datas comemorativas podem fazer bastante diferença.

Agora que você já sabe como calcular o giro de estoque, que tal ler mais conteúdos que podem te ajudar na gestão de seu empreendimento? Acompanhe a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *