3 Dicas Para Aplicar a Comissão Sobre Vendas na Sua Empresa

Comissão sobre vendas

A comissão sobre vendas pode ser uma ótima estratégia para incentivar os funcionários a baterem suas metas.

Eu já expliquei várias vezes que um dos principais motores de uma empresa é o setor de venda. Por conta disso, ter uma equipe bem motivada pode trazer muitos benefícios.

Eu separei algumas dicas para você que quer encontrar a melhor maneira de aplicar as comissões dentro do seu negócio, mas ainda tem algumas dúvidas sobre como fazê-lo!

A importância da comissão sobre vendas

Os vendedores sabem que o seu trabalho é importante para a empresa. Entretanto, é preciso encontrar formas de incentivá-los para que seu desempenho seja ainda melhor.

Fazer um bom planejamento de comissão sobre vendas pode se tornar uma das ferramentas mais fortes para o seu crescimento.

Eu te garanto que adotar essa técnica pode gerar resultados bem mais satisfatórios!

1 – Arme um plano que incentive

Ao criar uma porcentagem de comissão sobre vendas, tente pensar se esse é um valor justo e que incentiva o funcionário.

Também deixe-os bem informados e diga quais são os números que eles já têm e quanto falta para atingi-las.

Compartilhe com eles uma planilha de vendas e comissões e não se esqueça de dar alguns feedbacks!

2 – Defina qual a modalidade de comissão você irá aplicar

Uma vez eu já comentei sobre algumas variáveis nos tipos de comissionamento no mundo empresarial, de modo que você precisa definir qual deles é mais apropriado para o seu negócio.

Eles podem ser

  • cálculo sobre as vendas — o vendedor recebe um percentual pré-estabelecido por cada venda que ele efetua;
  • cálculo sobre faturamento — depois de analisado o quanto a empresa vendeu no mês inteiro, será atribuída uma porcentagem a cada um dos funcionários.

Quando se trata da hora do pagamento, ainda há duas vertentes que devem ser consideradas.

A primeira delas é a partir de um risco assumido pela empresa, pois ela distribuirá a comissão mesmo que o cliente ainda não tenha efetuado o pagamento.

A segunda, mais segura, só acontece depois que já está pago.

3 – Arme um percentual que seja fácil de calcular

Nada de cálculos complicados! Mesmo que existam fórmulas e calculadoras, não há nada melhor do que poder fazer as contas facilmente sem a ajuda de aparatos.

Isso acaba sendo muito mais útil para o vendedor do que para a empresa, porque ele consegue ter o controle de quanto deverá ganhar.

Com um percentual de comissão sobre vendas simples, a empresa e o funcionário conseguem manter uma relação de maior transparência.

Gostou das minhas dicas? Então não deixe de ler mais artigos no Ignição Digital!

 

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