Entenda Como Funciona a Comissão de Vendas no Mundo Corporativo

comissão de vendas

Você tem a noção de como a comissão de vendas impacta a sua empresa? Comissionar vendedores de maneira inadequada pode te trazer prejuízos e até mesmo altos índices de turnover.

Implantar as melhores práticas em comissionamento de vendas na sua empresa te auxilia a evitar esses problemas. Por isso, é preciso conhecer cada uma delas e aplicá-las à realidade do seu negócio.

Veja as melhores práticas que preparei neste artigo!

Melhores práticas para comissão de vendas

Veja algumas estratégias que irão impulsionar o seu negócio:

Cálculo do comissionamento de vendas

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Independentemente do cálculo do comissionamento de vendas escolhido pela sua empresa, é importante que o planejamento do comissionamento seja feito de forma a fomentar a venda de produtos/serviços que trazem maior lucro para a empresa.

Cálculo do comissionamento sobre o faturamento

Essa forma de comissionamento de vendas é calculada de acordo com o valor total vendido pela empresa. A comissão do vendedor é, então, realizada de acordo com o faturamento do mês anterior.

Atribuindo percentuais para diferentes casos de vendas

Nesse tipo de comissionamento de vendas, calcula-se a comissão de vendas atribuindo diferentes percentuais de acordo com alguns critérios, como o tipo de produto ou serviço, grupo, marca, condição de venda (à vista ou a prazo) etc. Assim, o vendedor é estimulado a trabalhar melhor a qualidade da sua venda.

Como fazer o pagamento da comissão de vendas?

Atente-se para algumas regras:

Independentemente de receber dos clientes

Nessa forma, o pagamento da comissão de vendas é feito sem levar em consideração se o cliente já pagou ou não. A empresa assume o risco de o cliente não arcar com a dívida e o pagamento da comissão é realizado independente do recebimento das vendas.

Somente depois de receber dos clientes

Nesse tipo, o pagamento da comissão de vendas é realizado conforme o recebimento dos títulos pagos pelos clientes, ou seja, o pagamento depende do recebimento dos clientes.

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Isso significa que, caso uma venda seja efetuada parcelada, a cada mês, o vendedor receberá o percentual de sua comissão sobre aquela parcela recebida.

Automatização de cálculos e pagamentos

Uma das melhores práticas quanto ao comissionamento de vendas é a automatização de cálculos e pagamentos. Um ERP é a tecnologia ideal para apoiar e ajudar a realizar esses processos de maneira mais fácil e rápida.

Agora que você já sabe tudo sobre a comissão de vendas no mundo corporativo, aproveite e confira mais conteudos riquíssimos aqui no blog do Ignição Digital!

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