Descubra Quem é o Seu Concorrente Direto e Indireto

Descubra Quem é o Seu Concorrente Direto e Indireto

Muitos empreendedores têm dificuldade em identificar as falhas existentes no seu negócio, o que acaba por influenciar negativamente sua visibilidade no mercado e também suas vendas.

Essa é uma ação tão importante que fará até mesmo como que você descubra quem é o seu concorrente direto e  indireto.  Quer saber mais? No post de hoje eu falo sobre o assunto.

Entenda as diferenças entre concorrente direto e indireto

Antes de iniciar o processo de identificação do seu concorrente direto e indireto é muito importante entender as diferenças entre esses dois tipos de concorrência.

A concorrência direta é quando um negócio oferece produtos/serviços iguais aos seus com o objetivo de alcançar a mesma persona e o mesmo nicho de mercado. Esse é o caso, por exemplo, de duas agências de viagens diferentes.

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Já a concorrência indireta, por sua vez, é quando o negócio oferece produtos/serviços diferentes, mas que em algum momento se substituem. Se usarmos o mesmo  exemplo da agência de viagens, sua concorrente indireta seria uma companhia aérea.

Saiba como encontrar seu concorrente direto e indireto

Para identificar os concorrentes, é preciso fazer uma análise minuciosa. Dessa forma, será possível adquirir conhecimentos que irão te auxiliar na expansão da visibilidade do negócio e produto/serviço oferecido. Para isso, é necessário seguir alguns passos, veja:

1. Identifique os pontos de venda que oferecem produtos similares

Esse, na verdade, é o passo principal. No primeiro momento, verifique os PDVs que atuam na mesma região que o seu negócio está. Com isso, será muito mais fácil identificar quais deles são de concorrência direta e indireta.

2. Defina os pontos fortes e fracos da sua concorrência indireta

Sobre a sua concorrência indireta:

  • quais são os pontos fortes e fracos que ela oferece?
  • o que esses pontos têm em comum com o seu negócio?

Saber fazer essa distinção é primordial para ter de forma clara e objetiva o que deve ser aprimorado no seu negócio e, dessa forma, poder identificar as ameaças e oportunidades do negócio.

3. Determine a posição do seu negócio

Após identificar quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, o próximo passo será determinar a posição do seu negócio diante da concorrência. Apesar de parecer óbvio, vale muito a pena prestar atenção na forma como a sua empresa trabalha.

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Para isso, classifique seu empreendimento ou negócio nos mesmos parâmetros em que os concorrentes foram classificados. Isso proporciona uma visão ainda mais nítida sobre seu posicionamento no ambiente competitivo. Além disso, também ajuda a determinar quais são as características que a sua empresa pode aproveitar para conquistar ainda mais clientes.

Seja concorrente direto ou indireto, o primordial é buscar formas de aperfeiçoar os pontos fortes da sua empresa e aproveitar todos os pontos fracos dos seus concorrentes para fortalecer o seu negócio e conquistar ainda mais clientes.

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