Como Fazer um Planejamento Empresarial

aprenda como fazer um planejamento empresarial de sucesso

Você gostaria de proteger seu negócio contra crises e problemas? Aumentar a assertividade e diminuir o retrabalho? Economizar recursos e maximizar a lucratividade? Recentemente eu escrevi para você sobre a importância do planejamento, e hoje você vai aprender de maneira definitiva como fazer um planejamento empresarial para o seu negócio.

Comece com Gestão de Pessoas

De acordo com William Sahlman, professor da Havard Business School, além de metas, projeções e números, uma parte essencial do planejamento empresarial é a gestão de pessoas.

O bem mais precioso da sua empresa é o capital humano, pois são os colaboradores que fazem as metas serem alcançadas. Independentemente dos objetivos, uma equipe mal gerida não fica engajada e tampouco sai do lugar.

O primeiro passo de como fazer um planejamento empresarial é conhecer muito bem cada um dos indivíduos e seus potenciais. Você pode maximizar os resultados investindo em gestão de pessoas e coaching e delegando funções através da gestão de pessoas por competências.

Avalie o mercado

Para os líderes das empresas tomarem decisões de maneira estratégica, com embasamento e segurança, é muito importante realizar pesquisas mercadológicas. Dessa maneira, todas as ações da empresa serão calculadas  de acordo com dados reais e terão mais chances de dar certo.

CLIQUE e baixe o ebook!

Para facilitar essa parte do planejamento empresarial responda questões como:

Em que fase do negócio eu preciso adquirir materiais e pessoas?

Quando e quanto eles devem ser pagos?

Qual é o prazo para eu conquistar um cliente?

Quanto tempo demora para esse cliente me pagar?

Qual é o capital total que eu preciso investir?

Conheça a concorrência

Ao estudar o mercado você conhece indiretamente a concorrência, mas isso não basta. É necessário conhecer a fundo os seus concorrentes e identificar pontos como:

  • Forças e fraquezas;
  • Quais recursos eles controlam;
  • Participação de mercado;
  • Como se portam com um novo concorrente;
  • Posicionamento de mercado e comunicação.

Concorrência x oportunidades

Ao obter dados sobre mercado e concorrência você consegue identificar com mais propriedade oportunidades para sua empresa.

Realize uma análise SWOT e avalie pontos como a economia da região, melhor época para começar o negócio, sazonalidade, entre muitos outros. O objetivo dessa análise é obter respostas de como você pode influenciar positivamente o sucesso do seu negócio.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Gerencie os riscos

O último passo do planejamento empresarial é o gerenciamento de riscos. Você já avaliou todos vários fatores e identificou oportunidades, agora é preciso analisar os riscos de cada uma das estratégias pensadas.

Você deve antecipar problemas e ter planos de ação contra várias situações, como: resposta agressiva da concorrência, falta de matéria prima, perda de clientes, novos concorrentes, entre outros.

Resumindo, as quatro colunas que sustentam o seu planejamento empresarial são gestão de pessoas, avaliação de mercado, concorrência e gerenciamento de riscos. Conhecendo e  controlando esses fatores as chances do seu planejamento dar certo é muito grande.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais, aproveite e assine nossa newsletter e garanta vários insights.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Inscrições Encerradas!

QUERO ENTRAR PARA LISTA DE ESPERA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *