O Que É Pesquisa Mercadológica e Como Posso Implementá-la no Meu Negócio?

O que é pesquisa mercadológica

O conceito de pesquisa mercadológica é ligeiramente diferente do que estamos acostumados a entender como pesquisa de mercado. Enquanto o senso comum diz que a pesquisa de mercado é uma simples consulta ao público-alvo, o conceito de pesquisa mercadológica é um pouco mais abrangente. Se você busca um estudo de mercado, do produto, das vendas e da propaganda de um negócio, é com a pesquisa mercadológica que você vai sanar suas dúvidas.

Para que serve a pesquisa mercadológica?

O principal objetivo de qualquer pesquisa mercadológica é criar bases fundamentadas para que os gestores possam tomar decisões de maneira estratégica. Isso é possível pois, com os dados obtidos através da análise mercadológica, o empreendedor tem mais segurança para interpretar o cenário que engloba o seu negócio. Com essas informações, o empreendedor possui um respaldo maior na hora de decidir qual caminho seguir e quais atitudes tomar.

Um erro muito comum dos empreendedores é acreditar que a pesquisa mercadológica irá trazer todas as diretrizes que devem ser seguidas como se fossem tiradas de uma bola de cristal. O oposto também é verdadeiro, muitos deixam de consultar o mercado por acreditar que a pesquisa não trará nenhum elemento novo. Essas duas posturas refletem os erros de uma pesquisa mal elaborada ou de uma visão míope do empreendedor sobre o mercado.

Para que serve a pesquisa mercadológica

Como a pesquisa mercadológica funciona?

CLIQUE e baixe o ebook!

Quando a pesquisa é bem feita, ela mostra ao empreendedor um raio X daquele determinado momento do mercado e as prováveis tendências futuras. O empreendedor precisa levar em conta que nenhum resultado é absoluto, por isso deve tomar as decisões mais adequadas para o seu negócio, sem, contudo, acreditar no caminho apontado pela pesquisa como um destino absoluto.

Quando o empreendedor tem em mente um problema a resolver, ele pode encontrar na pesquisa mercadológica um instrumento muito útil. Ela funciona através de etapas como definição do problema, planejamento, análise e resultado.

Definição do problema de mercado

Pesquisa Mercadológica: Definição do problema de mercado

Ao pensar no briefing para a pesquisa é preciso demonstrar claramente qual é o problema que o empreendedor deseja ver resolvido. Ele deve pensar nas questões-chave que o levam a realizar a pesquisa e quais objetivos deseja conquistar através dela.

Planejando a pesquisa mercadológica

Uma vez definido qual é o problema a ser pesquisado, chega o momento de criar um plano de ação para executar a pesquisa mercadológica. É preciso definir:

– Quais serão as fontes consultadas;
Qual será a metodologia para consultar o mercado;
Quais serão os perfis que farão parte da amostra de pessoas que participarão da pesquisa;
Qual será o cronograma para essas ações.

Coleta e análise de dados

Pesquisa Mercadológica: Coleta e análise de dados

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Com a pesquisa planejada, é a vez de ir a campo e coletar os dados necessários. Eles podem ser tanto os dados de uma entrevista com uma amostra do seu público-alvo, como uma análise dos concorrentes e fornecedores. Passado este momento, os dados descobertos serão analisados pela equipe de marketing. Essa equipe fará a interpretação dos dados e dos resultados obtidos.

Gostou dessas dicas? Que tal descobrir mais sacadas como essa na newsletter do Ignição Digital? Basta cadastrar o seu e-mail no campo destacado nesta página.

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Um comentário sobre “O Que É Pesquisa Mercadológica e Como Posso Implementá-la no Meu Negócio?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *