Tendências de Marketing para o Microempreendedor em 2017

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Mesmo com a instabilidade econômica do Brasil – aliás, esse é um dos principais motivos –, o país foi estrondoso no quesito empreendedorismo. Muitas pessoas decidiram partir para algo novo e abriram o próprio negócio, fugindo de um mercado de trabalho com poucas oportunidades. De modo geral, o empreendedorismo trouxe muitos benefícios, principalmente para os microempreendedores. Mas, e em 2017, quais serão as tendências de marketing para o microempreendedor? Descubra a seguir!

Mobile em foco

As redes sociais invadiram os aparelhos celulares de pessoas do mundo inteiro. Isso significa que mais da metade dos acessos de todos os sites do mundo são provenientes de dispositivos móveis. Por isso, toda e qualquer estratégia de marketing digital precisa focar nesse perfil de público. O design responsivo possui maior influência de relacionamento, pensar na experiência do usuário, incentiva também maiores compartilhamentos nas mídias sociais. Lembre-se: a reputação da sua marca é o seu maior tesouro!

Invasão da Realidade Virtual

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Apesar de já existir, a Realidade Virtual está se tornando popular somente agora, pois os custos estão diminuindo e o lançamento de kits são muito mais acessíveis ao consumidor comum. Com a realidade virtual, o consumidor pode passar por diversas experiências (como pilotar um novo carro, assistir um desfile de moda de uma determinada marca de roupa, conhecer as instalações de uma pousada em algum país) sem sair de casa. Mesmo que sejam experiências virtuais, o engajamento com o consumidor é bem favorável.

Vídeos cada vez mais essenciais

Uma boa alternativa para o microempreendedor ter mais audiência, com certeza, é investindo em vídeos. Com a televisão cada vez menos disseminada, os vídeos estão muito em alta. Transmissões ao vivo pela internet, Facebook Live, Stories no Instagram e dezenas de outras formas de compartilhamento de vídeos são apenas alguns exemplos do poder que o vídeo tem no marketing. Além de ter um baixo custo, fazer um vídeo ajuda a despertar a curiosidade dos clientes e alavanca as estratégias de conteúdo.

Sustentabilidade com espaço garantido

Recentemente, tivemos provas de que a sustentabilidade está com espaço ampliado e garantido no marketing para o microempreendedor. As pessoas estão cada vez mais interessadas na redução do impacto ambiental, e por isso a sustentabilidade compartilhada está com tudo em 2016 e promete abalar em 2017. Um exemplo? Uber e Airbnb. Enquanto um compartilha o espaço no automóvel, o outro compartilha o próprio lar e atua como anfitrião. Genial, não é mesmo? As grandes empresas e microempreendedores que conseguirem captar essa essência, com certeza, vão se dar muito bem.

Essas foram apenas algumas das grandes tendências de marketing para o microempreendedor em 2017. Quanto mais a tecnologia avança, mais ideias surgem.

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Gostou do nosso artigo? Qual é a próxima tendência de marketing para 2017 que você gostaria de incluir? Deixe sua resposta no comentário!

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