A Era da Gestão de Pessoas por Competências

Conheça a eficiência da gestão de pessoas por competências

O mundo está em constante evolução e você precisa implementar mudanças que maximizem os seus resultados o tempo todo. Você já ouviu falar da gestão de pessoas por competências? Muito além da gestão de pessoas comum, ela é uma evolução que fará o rendimento do seu negócio crescer ainda mais.

O que é Gestão de Pessoas por Competências?

Recentemente eu mostrei para vocês o que é a liderança situacional, e a gestão de pessoas por competências nada mais é do que esse tipo de liderança aplicado na prática, dentro do seu negócio.

Essa gestão foi criada para que empresas identificassem os perfis dos profissionais, classificando-os por níveis com o objetivo de delegar funções de acordo com as capacidades individuais.

Mas o papel da empresa não é apenas identificar perfis e delegar funções, mas sim gerir esse processo, com o objetivo de extrair o melhor de cada equipe e fazer de tudo para o colaborador suba os níveis, melhorando assim o capital humano da empresa.

CLIQUE e baixe o ebook!

Atualmente, empresas que não investem em capital humano são ultrapassadas por suas concorrentes. Por isso essa é a era da gestão de pessoas!

Investir em capital humano é extrair o melhor de cada colaborador e devolver para ele melhorias em relação ao seu esforço.

Por exemplo, o seu negócio está inserido em um mercado que no Brasil ficou muito saturado e não demonstra perspectiva de melhora. Com isso você precisa ampliar a sua atuação no exterior, porém identificou a lacuna de que os seus colaboradores não dominam a língua inglesa.

Que tal extrair o melhor das pessoas investindo em um curso de inglês? Além de proporcionar conhecimento a empresa evoluíra com profissionais bilíngues.

Como identificar as competências dos profissionais?

Esse processo leva tempo e pode ser muito trabalhoso. Primeiro você deve identificar e documentar padrões de todos os funcionários, como formação acadêmica, cargo, experiências, etc. Posteriormente você avalia os profissionais individualmente, com o intuito de descobrir suas habilidades além do currículo.

Todo esse estudo se baseia na sigla CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes).

Os conhecimentos são relacionados ao estudo teórico, como formação acadêmica, cursos, entre outros.

Já as habilidades estão relacionadas com a forma como o colaborador coloca esse conhecimento teórico em prática, demonstrando experiência e vivência no ofício.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

As atitudes são os valores dos profissionais, o comportamento humano, o lado pessoal, fatores além do trabalho que têm o poder de incentivar ou arruinar o rendimento do profissional dentro do trabalho.

Vantagens de implementar a gestão de pessoas por competências

  • Os objetivos e as metas da equipe e empresa estarão sempre alinhados;
  • Melhora no processo de avaliação no momento de recrutamento;
  • Identifica pontos específicos de melhorias, aumentando a assertividade dos investimentos em capital humano;
  • Melhora o relacionamento da equipe;
  • Aumenta motivação.

Gostou da gestão de pessoas por competências? Se você é um profissional de RH ou empreendedor, não perca tempo e implemente esse processo em seu negócio!

Receba mais sacadas como essas assinando a newsletter do Ignição Digital gratuitamente.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *