Sugestões de Dinâmica de Grupo para Motivação

confira algumas sugestões de dinâmica de grupo para motivação

Se a sua empresa está tendo problemas de comunicação, funcionários não aparentam ter prazer ou foco na hora de trabalhar e a produtividade está cada vez menos, talvez seja o momento de desenvolver estratégias que impulsionem a equipe. Dinâmicas de grupo para motivação bem desenvolvidas e inteligentes podem auxiliar no processo de motivação e relacionamento dos colaboradores.

Para facilitar essa tarefa, neste artigo separamos algumas sugestões de dinâmicas para serem aplicadas. Confira e experimente os resultados!

Por que realizar uma dinâmica de grupo para motivação?

É notório que uma equipe desmotivada fica cada vez menos produtiva. Afinal, a falta de interesse com as atividades, metas e objetivos fica clara, fato que compromete nos resultados esperados. Os prejuízos podem ser visíveis dos dois lados, tanto da empresa, que perde em qualidade e rentabilidade, como o colaborador, que perde oportunidade de se desenvolver profissionalmente.

Nesse sentido, apostar em estratégias para motivar o grupo é uma saída interessante, pois além de proporcionar melhorias no relacionamento interpessoal dos colaboradores, ainda possibilita compreender as falhas existentes que comprometem na motivação e na produtividade dos funcionários.

Problemas de comunicação, integrar novos colaboradores da empresa, apresentar novos projetos, comemorar o alcance de metas, desenvolver capacidades e competência dos profissionais, melhorar o foco, engajamento e espirito de trabalho em equipe.

Veja algumas possibilidade de dinâmica para aplicar:

1. Aceita o desafio?

CLIQUE e baixe o ebook!

Essa é a melhor dinâmica para integrar e quebrar o gelo entre os colaboradores de uma forma divertida. O principal objetivo é motivar e desenvolver diversas competências como confiança, superação e coragem.

Para realizar a dinâmica é necessário ter uma caixa preta sem transparências. No interior da caixa serão colocados alguns desafios.

Antes de iniciar a execução da dinâmica, divida os participantes em dois grupos com o mesmo número de pessoas, se possível. Posicione cada um dos integrantes de cada grupo em um circulo, no entanto é importante que eles se alternem, ou seja, pessoas do mesmo grupo não poderão ficar lado a lado.

Inicie a atividade entregando a caixa preta para um participante qualquer. Conte que no interior existem desafios que devem ser cumpridos. Inicie uma música de sua preferência, assim que ela for pausada, quem estiver com a caixa na mão deverá realizar o desafio. No momento que alguém ficar com a caixa na mão, existem três possibilidades:

  • cumprir o desafio;
  • passar o desafio para outra pessoa;
  • passar a caixa para alguma pessoa do outro grupo.

A pessoa tem o direito de não aceitar fazer o desafio e repassar a caixa novamente para uma terceira pessoa. No entanto, essa pessoa deverá realizar a atividade. Para surpresa, ao abrir a caixa, a pessoa irá perceber que tudo não passava de uma caixa de bombons.

Ou seja, a dinâmica gerará boas risadas e uma moral: encare os desafios com coragem!

2. Quem eu levo?

Na segunda opção de dinâmica de grupo motivação, o principal objetivo, além de motivar é desenvolver a habilidade de reconhecer as qualidades das outras pessoas. Para realizar a atividade é necessário providenciar envelopes, papel e lápis.

Para iniciar a execução distribua os envelopes para o grupo e solicite que nem abra antes das instruções. Em cada envelope deverá existir um questionário com três perguntas, são elas:

  • Caso você se perdesse em uma ilha deserta, qual pessoa gostaria de ter com você?
  • Para organizar uma festa, que pessoa do grupo você gostaria que te ajudasse?
  • Caso você ganhasse um prêmio em um concurso e pudesse escolher três pessoas, quem você levaria?

Lembre-se de informar que as respostas são confidenciais e ninguém deverá saber quem escolheu quem. É importante também que ninguém assine os questionários. Assim os envelopes serão recolhidos. Nesse momento, você pode optar por inciar outra dinâmica simples ou incentivar um debate entre os colaboradores sobre temas variados.

Ao fim das conversas e atividades, devolva os envelopes, peça para as pessoas preencherem novamente com os nomes. O interessante é que após as atividades poderão ocorrer modificações nas escolhes de cada pessoa. Ou seja, os participantes podem mudar de opinião.  Posteriormente, cada participante terá acesso aos seus resultados individuais e irão perceber como foram classificados pelo grupo.

Gostou das nossas dicas de dinâmica de grupo motivação? Aproveite para continuar acompanhando os conteúdos e sacadas no Ignição Digital!

 

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

 

 

 

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *