Conheça 5 Nomes de Software de ERP Para Sua Empresa

conheça softwares de erp

Desde que o software de ERP foi criado, as empresas podem unificar as informações, mesmo que sejam de áreas diferentes. Além dessa vantagem, esse tipo de programa permite evitar erros, padronizar os indicadores de desempenho e muito mais. 

Por isso, vale a pena conhecer os principais softwares da atualidade. Assim, você pode escolher aquele que melhor se enquadra à realidade da sua empresa. Neste artigo, confira: 

  • • o que é um software de ERP?;
  • • para que serve um software de ERP?;
  • • quais são os softwares disponíveis para a sua empresa?

O que é um software de ERP?

Primeiramente, é importante entender o que significa ERP. A sigla se refere a Enterprise Resource Planning (planejamento dos recursos da empresa, em tradução livre). Porém, ela não representa exatamente o que essa ferramenta faz. 

Na prática, o software de ERP é uma solução única para gerenciar vários setores da empresa, como vendas, recursos humanos, contabilidade, etc. Nesse sistema, é possível integrar as atividades, processos e informações, sem precisar de diversos programas paralelos. 

Em geral, as ferramentas de ERP são disponibilizadas em módulos, sendo que cada um serve para um setor. Devido a isso, é importante conhecer os diferentes softwares para saber qual se adequa melhor ao segmento da empresa.

Para que serve um software de ERP?

O software de ERP serve, principalmente, para facilitar a comunicação das organizações. Imagine uma reunião em que cada setor leva números diferentes sobre um mesmo aspecto. Isso geraria dúvidas e poderia prejudicar a tomada de decisões. 

Para resolver esse tipo de desafio é que foram criados os sistemas integradores. Esses sistemas permitem armazenar as informações em um só lugar, o que garante uma série de vantagens para o negócio. 

Confira os principais benefícios que um software de ERP garante: 

  • • aumento da eficiência: os processos se tornam mais eficientes por ter um banco de dados compartilhado com toda a empresa;
  • • padroniza os dados: evita a confusão entre as áreas e o mau desempenho da organização;
  • • segurança: permite fazer backup das informações mais importantes;
  • • mobilidade: pode ser acessado pelo computador e por um aplicativo no celular;
  • • custo-benefício: mesmo sendo um gasto a mais, ele oferece resultados a longo prazo.

Quais são os softwares disponíveis para a sua empresa?

Existem vários softwares de ERP disponíveis no mercado. Embora as funcionalidades sejam parecidas, algumas ferramentas são melhores para determinado segmento. Veja só!

1 – Totvs

O Totvs é um software de ERP brasileiro da Protheus, escolhido por 35% das empresas, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas. A vantagem dessa ferramenta é que ela pode ser facilmente adaptada à realidade do negócio por um custo baixo. 

Além disso, o sistema pode ser integrado com outras aplicações que a organização já utilize. Entre os módulos que o Totvs possui estão o de compras, estoque, faturamento e muito mais. 

2 – Oracle

O software ERP Cloud é um produto da Oracle, uma das mais experientes e tradicionais empresas de tecnologia do mundo. 

A ferramenta conta com várias opções de gerenciamento, desde dados contábeis até informações para relatórios. Por isso, ela é ideal para gestores de equipes. 

3 – Linx

Focada no varejo, o Link é uma solução que permite integrar lojas digitais com todos os setores da empresa. O sistema possui vários recursos, incluindo controle de recursos humanos e financeiro, além de unificação de estoques com o cadastro de produtos. 

4 – Conta Azul

O software Conta Azul é outro sistema brasileiro que merece atenção. Ele é bastante intuitivo e simples de usar. Por meio dessa ferramenta, as empresas conseguem integrar todas as informações com a equipe de contadores. 

Em um só lugar, é possível obter a emissão de boletos, a gestão financeira, o fluxo de caixa, etc. 

5 – Eccosys

O Eccosys é um software de ERP ideal para e-commerces, principalmente os pequenos que contam com equipe reduzida. Essa ferramenta oferece como vantagem a implementação do sistema de forma gradual, otimização constante, a operação eficiente de até 35 pedidos por operador e a possibilidade de configurar o faturamento para diferentes CNPJs. 

Conclusão

Como visto, atualmente, é muito difícil gerenciar uma empresa sem concentrar as informações e ter um sistema que auxilie na integração nos setores. O software de ERP é essa solução e, por isso, está sendo cada vez mais usado em diferentes setores. 

Existem diversos deles no mercado. Então, vale a pena conferir quais são as principais ferramentas e escolher aquela que melhor se adequa ao seu negócio. 

Quer saber mais sobre os softwares para a gestão da sua organização? Confira outros artigos como esse na Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Fórmula de Lançamento. A FL é para você que quer alavancar suas vendas ou criar um negócio digital do absoluto zero que seja capaz de fazer um faturamento de 6 dígitos em 7 dias.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *