Saiba o que é Um Mapa Mental e Como Você Pode Utilizá-lo no Seu Cotidiano

mapa mental

Você sabe o que é um mapa mental? Se ainda não ouviu falar disso, saiba que essa é uma grande ferramenta utilizada para organizar, memorizar, ou analisar um conteúdo em específico.

É muito comum encontrar pessoas que possuem dificuldades para memorizar conteúdo. Principalmente quando se tratam de assuntos complexos. Por isso, se voce também quer saber como utilizar essa ferramenta ao seu favor, veja as dicas que preparei!

Entenda o que é um mapa mental

Desenvolvido pelo britânico Tony Buzan, o método tem como maior diferencial o fato de organizar as informações de maneira harmônica com os processos cognitivos.

Sua estrutura foi pensada especialmente para facilitar o aprendizado e administração da informação. Hoje, ele é também muito utilizado para ajudar nos processos de tomada de decisão.

Isso significa que o mapa mental dispõe o conteúdo da mesma maneira que ele é entendido pelo nosso cérebro, fortalecendo as sinapses neurais. Ou seja, é muito mais fácil memorizar e compreender dessa forma.

Para isso, a ferramenta conta com vários recursos: cores, símbolos e, principalmente, sua estrutura baseada em ramificações. Associando uma informação à outras, podemos recordá-las com mais facilidade.

As sinapses neurais que evocam nossas memórias funcionam, afinal, dessa mesma maneira. Quando você pensa na palavra “cachorro”, por exemplo, seu cérebro traz à tona memórias, emoções e conhecimentos que se associam a ela.

Os recursos gráficos contribuem ativando diferentes partes do cérebro e fornecendo mais opções para acionar nossa memória.

Essa é uma ferramenta ideal para muitos cenários diferentes, e é especialmente útil no brainstorming, pois potencializa nossas capacidades de associações e a criatividade.

Como usar um mapa mental?

Um mapa mental possui muitas utilidades. Veja todas as situações onde essa ferramenta pode ser útil:

Memorização: organiza um conteúdo de maneira espontânea. Simulando as associações feitas naturalmente pelo seu cérebro e facilitando a evocação do conhecimento.

Desenvolvimento da criatividade: por não possuírem uma estrutura linear, são ótimos para auxiliar processos criativos e de brainstorming.

Solução de problemas: ajuda a visualizar e diagnosticar todos os aspectos e consequências de uma situação, criando um panorama que possibilita o melhor entendimento da mesma.

Planejamento: possibilita encontrar todos os requisitos para realizar tarefas, ajudando a definir o que precisa ser feito para alcançar uma meta ou objetivo.

Estruturação de projetos: seja qual for o projeto que você tem em mente, essa ferramenta pode ajudar a definir os passos necessários para realizá-lo.

Ficou com alguma dúvida? Aqui no blog da Ignição Digital você encontra os melhores conteúdos para enriquecer o seu conhecimento!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *