O Que É e Como Funciona o Conselho Consultivo?

O que é e como funciona o Conselho Consultivo

Empreender não é uma tarefa fácil. Os empreendedores precisam tomar decisões o tempo todo e, muitas vezes, podem se sentir inseguros sobre o caminho a seguir. E nesses momentos, ter um Conselho Consultivo à disposição do seu negócio faz toda a diferença. Veja mais informações sobre o que é como funciona o Conselho Consultivo no post a seguir!

Saiba o que é o Conselho Consultivo

É um órgão, paralelo à administração da empresa, formado por profissionais qualificados que fazem um processo de mentoria e aconselhamento dos sócios.

Os membros de um Conselho Consultivo devem ser, necessariamente, mais experientes e especializados do que os sócios da empresa, até mesmo para poder ter embasamento para aconselhar esses empreendedores.

O que faz um Conselho Consultivo

Um bom Conselho atua de maneira conjunta e paralela aos sócios da empresa para identificar as melhores práticas para a administração do negócio, definir estratégias e verificar o engajamento da equipe de trabalho.

Um Conselho Consultivo eficiente irá cobrar os sócios por soluções para os problemas de gestão e também mostrar os melhores caminhos para que o empresário possa fazer o seu negócio crescer.

Ele se reúne periodicamente para analisar as realizações atuais da empresa e traçar novas estratégias para o futuro, criando uma cultura de eficiência para o seu negócio.

É vantajoso para os sócios, que têm a quem recorrer em caso de dúvidas ou incertezas; para a empresa, que tem a garantia de seguir práticas e estratégias cuidadosamente elaboradas e negociadas nos altos escalões; e é vantajoso para os mentores, que ampliam a sua influência e networking com os novos negócios.

Pequenos negócios familiares encontram muitos benefícios na formação de um Conselho Consultivo, pois é comum que nesses empreendimentos as relações emocionais e familiares se confundam com o profissional, afetando as decisões e estratégias da empresa.

Ter um Conselho Consultivo é a garantia de trazer um olhar externo, não influenciado pelas relações emocionais que rondam a família, servindo como ponto de referência em caso de conflitos.

Como formar o Conselho Consultivo da sua empresa

O ideal é que você encontre profissionais com trajetórias profissionais diferentes da sua, mas que possam complementar o seu conhecimento. Também é importante que eles já tenham passado por experiências com o empreendedorismo, assim podem te ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu negócio.

É importante que o seu Conselho Consultivo seja formado por um número ímpar de empreendedores, assim as decisões poderão ser tomadas de forma objetiva, sem empates.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de criar um Conselho Consultivo para o seu negócio, que tal ficar por dentro de novas sacadas sobre empreendedorismo? Para recebê-las, basta cadastrar o seu e-mail gratuitamente no box destacado nesta página e assinar a nossa newsletter.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “O Que É e Como Funciona o Conselho Consultivo?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *