O que Deve Ter em Um Modelo de Carta de Referência?

Modelo de carta de referência

Todo empregador precisa saber o que deve ter em um modelo de carta de referência. Esse tipo de informação também deve fazer parte do conhecimento do colaborador.

Isso porque, ao se desligar de uma empresa, deve analisar bem o que está escrito no documento para garantir que terá uma boa indicação para seguir no mercado de trabalho.

O que deve fazer parte de um modelo de carta de referência

Primeiro, entenda que uma carta de referência é um documento formal. Por mais que você tenha uma afinidade com o profissional que está se desligando da empresa, é imprescindível utilizar norma culta na escrita, a fim de desenvolver um texto que transmita sua recomendação sobre tal colaborador.

Ela pode ser utilizada de forma voluntária por parte do candidato para dar mais credibilidade durante um novo processo seletivo. Porém, existem casos em que ela é exigida, como por exemplo, em alguns editais abertos para vagas em órgãos públicos ou até mesmo privados, mas de grande porte.

Alguns dados não podem faltar, como:

  • • nome completo do funcionário;
  • • número do CPF;
  • • período em que trabalhou na empresa;
  • • frase de recomendação;
  • • data do documento;
  • • assinatura, carimbo e redação em papel timbrado.

CLIQUE e baixe o ebook!

Além disso, você também pode citar algumas características — positivas — sobre o profissional. O que não é obrigatório, mas pode ajudá-lo a se recolocar no mercado de trabalho.

Verdade em cada palavra

É imprescindível que sua empresa seja honesta em relação a tudo o que redigir. como já citei anteriormente, o seu modelo de carta de referência é um documento. Ou seja, é necessário que ele cumpra com a legalidade, tanto sobre as qualificações do colaborador, quanto ao período que ele contribuiu com seu negócio.

Siga o modelo e adapte-o se precisar

Abaixo segue um modelo de carta de referência, mas, como você vai perceber, ele é completamente adaptável. Portanto, analise o cenário, o profissional em questão e a relação dele com sua empresa. Somente assim, terá as palavras certas para usar.

“Empregado(a): ___________, (CPF nº _______ ).

A quem possa interessar,

Declaramos que o(a) Sr(a). ________ trabalhou nesta empresa sob o regime CLT, durante o período ______ e _______ , ocupando o cargo ________. Em toda a colaboração, não houve nenhum acontecimento que desabone sua conduta profissional.

Além disso, reforçamos a competência profissional, bem como características importantes para um bom convívio corporativo. O(a) Sr(a). ________ trata-se de uma pessoa idônea e muito dedicada.

Diante deste cenário, recomendamos a sua contratação e nos colocamos à disposição para mais informações.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Data: _____ de ______________________ de __________

Assinatura: _____________________________”

Gostou de saber mais sobre como criar seu próprio modelo de carta de referência? Aproveite e veja também outros conteúdos sobre gestão!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *