Comunicado de Desligamento de Funcionário: Como Fazer?

Afinal, como fazer um comunicado de desligamento de funcionário? Todo empreendedor sabe que demitir alguém é uma tarefa realmente desafiadora. O processo é complicado para ambas as partes, empregador e empregado. O colaborador ficará sem um emprego e, para a empresa, fica o desapontamento de uma contratação que não deu certo.

Porém, o desafio não termina por aí, pois ainda é preciso desenvolver e divulgar um comunicado de rescisão de contrato. Para fazer de maneira correta, é preciso que haja uma sinergia entre os trabalhos do departamento de recursos humanos e do gestor que tomou a decisão do desligamento.

Todos os outros colaboradores merecem saber que um de seus colegas não está mais trabalhando na empresa, certo? Por isso, no artigo de hoje, você verá:

  • – como fazer um comunicado de desligamento de funcionário;
  • – por que é importante comunicar os colaboradores;
  • – aprenda a comunicar o colaborador que ele será desligado.

Como fazer um comunicado de desligamento de funcionário?

O comunicado de desligamento de funcionário pode ser veiculado de diversas maneiras. A mais simples é por meio de um quadro de avisos de seu negócio, por onde todos passam e podem checar as novidades.

Outra opção é disparar o comunicado por e-mail, o que pode ser uma ótima ideia, pois há a certeza de que todos irão receber. Além disso, também pode-se inserir um post na intranet da empresa ou até mesmo no próprio site.

Os elementos que devem compor um comunicado de desligamento de funcionário completo deve conter:

  • – referência dizendo que aquele documento se trata de um comunicado de desligamento;
  • – nome do colaborador;
  • – área que trabalhava;
  • – cargo que ocupava;
  • – frase curta explicitando que o mesmo não faz mais parte do quadro funcional;
  • – dia da demissão;
  • – local e data da emissão do comunicado;
  • – assinatura do responsável.

Curto, simples, mas bastante objetivo! A ideia é que você não entre em muitos detalhes, inclusive, não é uma prática ética. Escreva somente o necessário.

Por que é importante comunicar os outros colaboradores?

Imagine que, um belo dia, um funcionário chegue para trabalhar e pede algo via e-mail para o colaborador que foi desligado. Até então, ninguém sabe da rescisão de contrato.

Passam-se alguns dias e o projeto daquele colaborador começa a ficar atrasado, pois ele não obteve resposta da mensagem que enviou. Afinal, ninguém avisou que o funcionário não fazia mais parte da equipe.

Para que essa e outras situações não aconteçam, o ideal é enviar um comunicado de desligamento de funcionário para todos. Além de ser ético, todos merecem saber quem continua fazendo parte do time empresarial.

Além disso, caso sua empresa trabalhe com fornecedores ou preste serviço para outros negócios, também é fundamental comunicá-los que houve uma mudança no time.

Se preferir, para eles, não comente sobre o desligamento. Mas, sim, que aconteceu uma reformulação nos projetos e aquele funcionário não será mais responsável por atender as demandas daquele cliente em questão.

Como comunicar o colaborador que ele será desligado?

Agora que você já sabe como desenvolver um comunicado de desligamento de funcionário, é hora de aprender a como fazer a demissão de maneira humanizada.

O primeiro passo é ter clareza das razões que levaram à tomada de decisão, dê espaço para que o colaborador dê um feedback para a própria empresa e ofereça uma carta de recomendação (se achar necessário).

Além disso, busque encaminha-lo para empresas de recrutamento, por exemplo. Se possível, permita que continue com o plano de saúde por determinado período. O mais importante é que ele compreenda as suas razões e enxergue que por mais que não faça mais parte do seu quadro de funcionários, você é um líder humano.

Conclusão

Fazer um comunicado de desligamento de funcionário não é uma tarefa fácil, é sempre complicado demitir e informar aos outros colaboradores que, infelizmente, isso aconteceu.

A melhor forma é não se estender muito no assunto, elaborar um aviso claro, objetivo e que informe a todos, inclusive clientes e fornecedores.

Gostou de saber sobre o assunto? Então, continue acompanhando o blog da Ignição Digital para mais dicas de gestão para sua empresa!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento para produtores digitais da América Latina. Pela primeira vez na história, o melhor do lançamento e do perpétuo juntos. Não fique de fora dessa, preencha o formulário para adquirir o seu ingresso para O Novo Mundo.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *