Como fazer Um Comunicado de Desligamento de Funcionário da Forma Ideal?

Todo empreendedor sabe que demitir alguém é uma tarefa realmente desafiadora. O processo é complicado para ambas as partes. O colaborador ficará sem um emprego e, para a empresa, fica o desapontamento de uma contratação que não deu certo. Porém, o desafio não termina por aí, pois ainda é preciso desenvolver e divulgar um comunicado de desligamento de funcionário.

Para fazer de maneira correta, é preciso que haja uma sinergia entre os trabalhos do departamento de recursos humanos e do gestor que tomou a decisão do desligamento. Todos os outros colaboradores merecem saber que um de seus colegas não está mais trabalhando na empresa.

Como fazer um comunicado de desligamento de funcionário?

O comunicado de desligamento de funcionário pode ser veiculado nos mais diversos meios. O mais simples é por meio do quadro de avisos de seu negócio, por onde todos passam e podem checar as novidades. Outra opção é disparando por e-mail, o que pode ser uma ótima ideia, pois há a certeza de que todos irão receber. Além disso, também pode-se inserir um post na intranet da empresa ou mesmo no próprio site.

Confira os elementos que devem compor um comunicado de desligamento de funcionário completo:

  • referência — dizendo que aquele documento se trata de um comunicado de desligamento;
  • nome do colaborador;
  • área que trabalhava;
  • cargo que ocupava;
  • frase curta explicitando que o mesmo não faz mais parte do quadro funcional;
  • dia da demissão;
  • local e data da emissão do comunicado;
  • assinatura do responsável.

Demitindo um colaborador de maneira humanizada

Agora que você já sabe como desenvolver um comunicado de desligamento de funcionário, é hora de aprender como fazer a demissão de maneira humanizada. O primeiro passo é ter clareza das razões que levaram à tomada de decisão, dê espaço para que o colaborador dê um feedback para a própria empresa e ofereça uma carta de recomendação.

Além disso, busque encaminha-lo para empresas de recrutamento, por exemplo. Se possível, permita que continue com o plano de saúde por determinado período. O mais importante é que ele compreenda as suas razões e enxergue que continua ao seu lado.

Gostou de saber mais sobre comunicado de desligamento de funcionário e como fazê-lo de maneis humanizada? Continue acompanhando a Ignição Digital para mais dicas de gestão para sua empresa.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *