Mediação de Conflitos — Conheça 4 Técnicas

conheça técnicas de mediação de conflitos

Sabemos que a resolução de um conflito pode ser custosa, levar tempo e, mesmo assim, podem não ser encontradas alternativas que beneficiem ambas as partes. Divórcios, separações, brigas por diversos motivos podem ser resolvidas sem que passem por todas etapas judiciais. Por meio da mediação de conflitos, os problemas podem ser resolvidos mais facilmente.

Portanto, podemos definir o ato de mediar impasses como um alternativa voluntária, de carácter confidencial e sendo um procedimento que auxilia pessoas em conflito. Além de proporcionar soluções que beneficiam todos os participantes do acordo. Para a organização da mediação, é necessário a existência de um mediador para ajudar na comunicação entre as partes e resolver a situação.

Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então confira algumas técnicas de mediação de conflitos!

Técnicas de Mediação de Conflitos

Para que um conflito seja mediado é importante que um especialista aplique algumas estratégias que irão influenciar na resolução do problema. Com o uso de técnicas certas é possível que a situação seja resolvida da melhor maneira possível e nenhum dos lados da história saiam prejudicados. Lembrando que no caso da mediação jurídica é importante que o profissional seja capacitado, sendo necessário que tenha realizado um curso de medição específico para atuar.

O profissional utiliza conceitos das áreas do Direito, Sociologia, Psicologia e Comunicação. Confira algumas técnicas aplicadas pelo profissional mediador!

Estratégia da Escuta ativa

Por meio da escuta ativa, o mediador analisa a linguagem verbal e corporal dos participantes. Dessa forma, o profissional consegue detectar tipos de comportamentos e diferentes personalidades. Além disso, as emoções são estimuladas e os dois lados são encorajados a ouvir o que cada um tem a dizer e se entenderem simultaneamente.

Parafraseamento

Na mediação de conflitos, a tática de parafraseamento possibilita ao mediado reestruturar o que foi dito por ambas as partes envolvidas no impasse. Dessa forma, o profissional torna possível que os envolvidos observem seus anseios e os do outro lado com um novo olhar. Assim, todos passam a compreender e ter novas percepções.

Brainstorming

Por meio do Brainstorming, a criatividade de ambas as partes é incentivada com o objetivo de capturar e organizar ideias que sejam benéficas para os dois lados e que sejam capazes de solucionar a situação.  

Caucus

Com essa estratégia, o mediador organiza uma reunião separada com cada um dos participantes do conflito. Esse processo tem como objetivo criar uma proximidade de cada lado com o mediador, criando confiança. Fora isso, é possível entender melhor as necessidades de cada um.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe! Confira e leia mais informações no Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *