3 Dicas de Como Fazer um Comunicado Formal

Dicas de Como Fazer um Comunicado Formal

Um dos maiores desafios de um gestor — em relação à comunicação interna — é saber como fazer um comunicado formal para os colaboradores. Isso porque é um informativo que precisa ter clareza e deve cumprir o seu papel de aproximar a empresa de seus funcionários.

Porém, por mais complexo que possa parecer, pode ser uma atividade mais simples do que imagina. Basta ter atenção aos detalhes e investir tempo para redigir o conteúdo com calma.

Acabe com a dúvida de como fazer um comunicado formal

A sua dúvida vai acabar agora, pois, mesmo que você conte com a ajuda de outros profissionais que trabalhem com endomarketing para criar o documento, é preciso ter uma visão geral de tudo o que é feito.

Algo que sempre costumo dizer é que é preciso ter amplo conhecimento sobre tudo o que se passa dentro da sua empresa. Um gestor de sucesso tem domínio completo não só dos processos, mas das atividades desempenhadas em todos eles. Com a criação desses informativos, não seria diferente.

Veja como fazer um comunicado formal em poucos passos!

Reúna as informações principais

Para começar, é preciso ter em mente o que deseja aborda. Isso envolve muito mais do que o tema. Liste todas as informações que julga ser imprescindíveis. Dessa forma, não deixará nada importante de lado e terá convicção de que tudo foi passado para os colaboradores.

Tenha atenção com a linguagem

Qual a essência da sua empresa? Se ela ainda não conta com um manual de linguagem e de tom de voz, você pode começar a desenvolver a persona, de acordo com as informações e conceitos da sua marca em relação ao público-alvo.

Ter este material à sua disposição vai cooperar com uma escrita mais fácil e prática.

Outro ponto que merece atenção é a forma com que vai utilizar as palavras a seu favor. Por mais que seja um comunicado formal, é preciso adequar sua linguagem de acordo com seu negócio.

Envie pelo canal ideal

Agora que já sabe como fazer um comunicado formal, chegou o momento de fazer o envio, ou seja, torná-lo público. Ele é direcionado à uma só pessoa ou a um grupo? Precisa de assinatura e confirmação de recebimento?

Responda a estas questões e analise a situação de maneira particular. O canal de envio também deve estar alinhado à sua marca. Para algumas empresas é necessário imprimir ou colar em um mural. Para outras, apenas um e-mail funciona com excelência.

Gostou de saber como fazer um comunicado formal? Acompanhe outros conteúdos aqui no blog Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

CURSO DE EMPREENDEDORISMO DIGITAL

Descubra como sair do absoluto zero e fazer 100 mil em 7 dias

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

One thought on “3 Dicas de Como Fazer um Comunicado Formal”

  1. Bom para fazer um comunicado formal é preciso ter um amplo conhecimento sobre tudo o que se passa dentro da empresa , passe todas as informações principais para falar tudo que for preciso e tenha uma boa linguagem na comunicação e no tom de voz também . É preciso ter muito cuidado e atenção no comunicado pra que todos entendão com clareza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *